Topo

AM: Wilson Lima anuncia compra de 1 milhão de doses da vacina Sputnik V

27.jan.2021 - O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), durante coletiva em Manaus - Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
27.jan.2021 - O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), durante coletiva em Manaus Imagem: Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

23/03/2021 07h47Atualizada em 23/03/2021 08h53

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou, em sua conta no Twitter, na noite de ontem (22), a compra de 1 milhão de vacinas Sputnik V para o estado. Segundo ele, o contrato tinha acabado de ser assinado por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Segundo o consórcio de veículos, do qual o UOL faz parte, o Brasil atingiu 12,3 milhões de vacinados contra a covid, ontem. Proporcionalmente, o Amazonas aparece como o estado que mais aplicou a primeira dose da vacina: 401.777 habitantes, o correspondente a 9,55% da população local.

A Sputnik V ainda não tem registro ou autorização de uso emergencial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas representantes da vacina vêm se reunindo com o órgão. O imunizante russo tem 91,6% de eficácia contra casos sintomáticos da covid-19.

Covid no AM

No domingo, Manaus registrou o menor número de internações diárias de pacientes com Covid-19 desde novembro de 2020. Conforme dados do boletim epidemiológico do FVS-AM (Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas), foram 19 pessoas hospitalizadas. Esse é o índice mais baixo desde o dia 25 de novembro.
Desde o início da pandemia, cerca de 340 mil casos da covid-19 foram confirmados e 12 mil pessoas foram vítimas fatais da doença no estado. O Amazonas foi o primeiro estado brasileiro que registrou uma alta pressão no sistema de saúde por conta da elevação de casos da Covid-19.
Após ampliar medidas de contenção, o estado vê resultados positivos no índice epidemiológico. Com a liberação dos recursos humanos e insumos, o Amazonas passou a receber pacientes infectados de outros estados. Ontem, 18 pessoas foram transferidas do Acre e de Rondônia.

Amapá compra 450 mil doses da Sputnik V

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), também oficializou a compra de doses da vacina produzida na Rússia.

O contrato assinado na noite de ontem prevê que 450 mil doses cheguem ao estado a partir de abril. Com a aquisição, será possível imunizar 44% da população vacinável amapaense.

Atualmente, o estado está imunizando a população com as vacinas Coronavac e AztraZeneca e já distribuiu 91.650 vacinas aos 16 municípios.