Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria diz que comitê anticovid não representa SP: 'Não fomos convidados'

Lucas Borges Teixeira, Rafael Bragança e Allan Brito

Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo

24/03/2021 14h07

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que não considera o estado paulista representado no comitê anticovid que foi anunciado hoje pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Além de minimizar a importância da criação do grupo formado por autoridades mais de um ano após o início da pandemia, Doria também afirmou que não foi convidado por Bolsonaro.

"Esse comitê não nos representa. Não fomos convidados", disse o governador paulista durante entrevista coletiva sobre a covid-19. Doria classificou o comitê como de "adulação", em referência a uma suposta bajulação que as autoridades envolvidas teriam para com o presidente.

O Brasil quer vacinação, não quer comitê de adulação. Comitê de adulação não participo. Faça um comitê de vacinação e serei o primeiro a estar lá presente para ajudar. Para fazer adulação de presidente, não. João Doria

O anúncio foi feito hoje por Bolsonaro, um dia após mudar o tom em pronunciamento feito em rede nacional ontem, no qual destacou a importância da vacinação contra a covid-19. O presidente da República se reuniu pela manhã com os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL), o chefe do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, ministros de Estado, governadores e outros atores políticos.

Apesar de anunciar a criação do comitê para discutir medidas nacionais de combate ao coronavírus, Bolsonaro não deu prazos para que o grupo de trabalho esteja em funcionamento.

A medida indica uma mudança de postura quanto à adoção de ações sobre a pandemia, já que o presidente vinha repetindo, de forma incorreta, que não podia tomar medidas nacionais por que o STF não o permitia. Na realidade, a Corte decidiu em abril do ano passado que estados e municípios têm autonomia para seguirem ou não determinações do governo federal quanto à crise sanitária.

Crítica ao pronunciamento

Já Doria também se mostrou incomodado pela atitude de Bolsonaro durante o pronunciamento de ontem, que chamou de "farsa".

"Para quem assistiu a farsa do depoimento do presidente ontem, até com máscara que nunca utilizou, não é confiável a realização de um comitê que exclui governadores que estão trabalhando pela vida e para defender o distanciamento social, o isolamento quando necessário, uso de máscara, aplicação de vacina e não uso de cloroquina", afirmou.

"Aquilo que representa a saúde dos brasileiros de São Paulo deve ser tratado com o governador de São Paulo, não com representante", acrescentou Doria sobre o comitê anticovid do governo federal.