Topo

Esse conteúdo é antigo

Mídia internacional destaca 'mudança brusca' de Bolsonaro em pronunciamento

Do UOL, em São Paulo

24/03/2021 10h21

O pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foi marcado por uma "mudança brusca de tom" em relação ao enfrentamento do novo coronavírus e gerou "fúria" de parte da sociedade brasileira, publicaram veículos de imprensa internacional.

Segundo a emissora americana CNN, "Bolsonaro surpreendeu os brasileiros com uma mudança brusca de tom" ao dizer que 2021 seria o "ano da vacinação".

Depois de citar as principais falas no pronunciamento, a CNN apresentou contrapontos, destacando que ao longo da pandemia o presidente não "incentivou medidas cautelares como o uso de máscaras" e mostrou resistência a vacinas, principalmente à CoronaVac.

"No ano passado, ele proibiu o ministério da saúde do país de comprar a vacina CoronaVac, chamando-a de "vacina chinesa" e "vacina de Doria", referindo-se a João Doria, o governador de São Paulo e seu inimigo político. O próprio Bolsonaro ainda não foi vacinado contra o coronavírus e disse anteriormente que não tomaria nenhuma injeção", diz o texto.

Já o jornal britânico The Guardian destacou o que chamou de "fúria" vista em "protestos que eclodiram em todo o Brasil" por meio de panelaços e gritos nas janelas quando Bolsonaro "lutava para defender sua forma de lidar com a pandemia".

"No Rio de Janeiro, os dissidentes podiam ser ouvidos manifestando desprezo e insultos ao presidente das janelas de prédios", diz o texto, que reproduziu palavras ouvidas como 'assassino' e 'mentiroso'.

Em relação ao discurso, o jornal destacou dois pontos de destaque: a alegação que os brasileiros logo seriam capazes de retomar suas "vidas normais" e a mudança de tom em um dia em que o Brasil bateu o recorde de mortes registradas em 24 horas (3.158).

"Especialistas e evidências científicas contradizem a afirmação de Bolsonaro de que o Brasil logo retornará à 'vida normal' e muitas capitais estão agora entrando em um período de bloqueio, apesar de sua oposição a tais movimentos", destacou o jornal.

O pronunciamento de Bolsonaro

Em seu pronunciamento em rede nacional, Bolsonaro falou das ações de seu governo no combate à pandemia, mas mentiu ao exaltar tudo o que fez na tentativa de garantir a compra das vacinas. No momento de sua fala, foi alvo de panelaços em várias cidades do Brasil.

O discurso também marcou uma mudança de tom, com a defesa da imunização, ao dizer que "2021 será o ano da vacinação dos brasileiros". Em posicionamentos anteriores, Bolsonaro havia minimizado a gravidade da pandemia, tendo usado o termo "gripezinha" para se referir à doença, em março do ano passado.

Por reiteradas vezes, o presidente já desacreditou a vacinação como forma de combate à covid-19. Além disso, seu governo tomou atitudes que atrasaram a compra de imunizantes e o calendário de vacinação no país.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mídia internacional destaca 'mudança brusca' de Bolsonaro em pronunciamento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus