Covid: 1ª e 2ª doses da vacina devem ser da mesma empresa, diz Anvisa
As duas doses da vacina contra a Covid-19 precisam ser do mesmo fabricante sob risco de não terem efeito. O alerta foi dado pela Anvisa que pede aos profissionais da saúde e à população para ficarem atentos no momento da dosagem.
"Não existe, até o momento, informação sobre intercambialidade* entre as vacinas utilizadas no Brasil, ou seja, não há dados que sustentem que a troca de fabricantes de vacinas entre a primeira e a segunda dose produza resposta imune ao Sars-CoV-2", afirmou a agência.
O nome do fabricante está especificado no comprovante de vacinação, assim que é preciso ficar atento e em caso de divergência denunciar às autoridades locais de saúde.
Por enquanto os brasileiros têm acesso apenas às vacinas da CoronaVac e a da AstraZeneca/Oxford. Entretanto, outras outras farmacêuticas têm negociado com o país - Pfizer/BioNTech, a Moderna, a Sputnik V/Instituto Gamaleya e a Janssen.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.