Sem adesão total, banhistas vão a praias do Rio em domingo de restrição
O feriadão antecipado do Rio de Janeiro para ajudar a população a fazer o isolamento social em casa e reduzir o número de casos da covid-19 não teve adesão total na zona Sul. Em Ipanema, banhistas foram flagrados desrespeitando as regras, tomando banho de mar e permanecendo na faixa de areia.
Sem máscaras e circulando ao lado de outras pessoas, os cariocas também caminharam pelo calçadão das praias do Leblon e Copacabana.
No Rio de Janeiro e em Niterói ficaram liberados apenas serviços essenciais até o dia 4 de abril. A Região dos Lagos, que concentra cidades turísticas, também fechou as praias e instalou barreiras sanitárias para evitar a circulação de pessoas.
O decreto estadual também proíbe a permanência em espaços públicos das 23h às 5h, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas.
Eduardo Paes pede que população fique em casa
O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (DEM), lamentou na sexta-feira (26) o movimento intenso de pessoas nas ruas durante o primeiro dia do feriadão.
Paes relembrou que o decreto não proíbe que a população saia de casa, mas pediu a colaboração para que todos se isolem.
"Não tem como fiscalizar a casa de ninguém e não vamos fazer isso. A única coisa que a gente pode fazer é apelar para a consciência das pessoas. Por favor, colaborem".
Fiscalização no Rio
A prefeitura tem realizado fiscalizações para evitar que a população desrespeite as medidas de isolamento para evitar novos casos da covid-19. Ontem, 864 autuações — que incluem multas e interdições de estabelecimentos — foram registradas na capital.
As rondas têm sido realizadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar.
Bloqueios também estão sendo adotados em pontos estratégicos da cidade para coibir a entrada de ônibus e vans fretados, que possam descumprir as determinações da prefeitura.
Denúncias de pontos de aglomeração podem ser feitas via Central 1746 da Prefeitura do Rio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.