PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Feriado antecipado no RJ começa nesta sexta: veja o que está autorizado

21.mar.2021 - Praia de Ipanema vazia devido às medidas de restrições contra a covid-19 - MARCELO PAULO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
21.mar.2021 - Praia de Ipanema vazia devido às medidas de restrições contra a covid-19 Imagem: MARCELO PAULO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

25/03/2021 04h00

Começam nesta sexta-feira (26) os dez dias de feriados antecipados no estado do Rio de Janeiro. A medida, que se estenderá até 4 de abril, domingo de Páscoa, tem como objetivo frear o avanço da covid-19.

No Rio e em Niterói, apenas serviços essenciais estão autorizados a funcionar. Cidades turísticas na Região dos Lagos fecharam as praias e instalaram barreiras sanitárias, medida também adotada na região serrana para evitar movimento de turistas durante o feriado prolongado. Veja a seguir o que está permitido e o que está proibido na capital:

Praias estão liberadas para banho e exercícios físicos?

Continuam proibidos o banho de mar e a permanência na areia das praias.

Está liberada a prática individual de atividades físicas em praias e parques. Mas, ficam proibidas atividades físicas coletivas, circuitos e similares, inclusive orientadas por professores de educação física em praias, praças e locais públicos, bem como em áreas particulares.

O estacionamento de carros está proibido em toda a orla —exceto para moradores, idosos, pessoas com deficiência, hóspedes de hotéis e táxis.

Parques, cachoeiras e trilhas estarão abertos?

Parques e trilhas permanecerão abertos ao público, observadas as medidas de proteção à vida.

O Parque Nacional de Tijuca anunciou que o Cristo Redentor e o Parque Lage vão ficar fechados. As trilhas da Pedra Bonita e Pedra da Gávea também serão fechadas. Não será permitido o acesso a todos os mirantes localizados no parque, como Dona Marta, Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Excelsior, Bela Vista e Paineiras. Fica liberada a prática individual de atividades físicas nas demais vias e trilhas.

Haverá toque de recolher?

Sim. Um decreto estadual proíbe a permanência em espaços públicos entre 23h e 5h, sendo autorizada somente a circulação de pessoas.

É permitido viajar para outras cidades?

Viagens não são proibidas, mas o prefeito Eduardo Paes (DEM) fez um apelo para que os moradores do Rio façam isolamento. "Quem ficar indo para a Região dos Lagos ou serrana, vai contribuir para que a vida desses lugares piore. Não estamos em um feriado de lazer."

Em Niterói, as praias estarão fechadas no período —só liberadas para exercícios físicos. Cidades turísticas do estado, como Cabo Frio e Búzios, fecharam as praias e instalaram barreiras sanitárias —só é possível entrar moradores, pessoas que comprovem vínculo empregatício e turistas com voucher de hospedagem.

Bares e restaurantes podem abrir ao público?

Não. Foi vetado o atendimento presencial em bares e restaurantes da capital. Foi autorizado contudo o funcionamento para entregas em domicílios e nos sistemas take away (de retirada) e drive-thru.

Academias de ginástica funcionarão?

Sim. Medidas de proteção à vida devem ser respeitadas. A prefeitura não informou se serão aplicadas restrições de ocupação.

As escolas serão fechadas?

Escolas públicas, privadas, creches e universidades terão as atividades suspensas, assim como escolinhas voltadas a esporte, cultura, arte, música, cursos de idiomas, cursos preparatórios, profissionalizantes e de formação de condutores.

Como funcionarão as unidades de saúde?

Serviços de saúde, como clínicas da família e hospitais municipais e particulares, funcionarão normalmente, incluindo os pontos de vacinação contra covid-19. Cirurgias e procedimentos eletivos nas unidades municipais foram interrompidos.

Bancos vão funcionar?

A prefeitura autorizou o funcionamento dos bancos, mas a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que agências abrirão apenas para casos excepcionais, para serviços que não possam ser feitos pela internet, caixas eletrônicos e telefone.

Como fica o funcionamento de shopping centers?

Podem funcionar apenas estabelecimentos que integram a lista de serviço essencial (veja abaixo).

Cultura, áreas de lazer e clubes estão permitidos?

Fica suspenso o uso como áreas de lazer das avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica —Leblon, Ipanema e Copacabana— e de ambos os sentidos das pistas do Aterro do Flamengo.

Eventos como festas e rodas de samba estão proibidos em ambientes abertos e fechados.

Clubes sociais e esportivos, museus, cinemas, teatros, casas de espetáculo, salas de apresentação, bibliotecas, boates, salões de dança e casas de festa estão impedidos de abrir, assim como parques de diversão e circos.

Salões de beleza podem abrir?

Salões de cabeleireiro, barbearias e institutos de estética não podem funcionar.

Cultos religiosos estão permitidos?

Sim, templos religiosos podem abrir ao público. Medidas sanitárias devem ser respeitadas. A prefeitura não informou se serão aplicadas restrições de ocupação.

Quais serviços poderão funcionar?

  • Comércio de alimentos e bebidas, como açougues e peixarias, supermercados, hortifrutigranjeiros, padarias e lojas de conveniência. É proibido consumo no local;
  • Serviços assistenciais de saúde, farmácias e comércio de equipamentos médicos e óticas;
  • Assistência veterinária, serviços e comércio de suprimentos para animais;
  • Comércio de materiais de construção e ferragens;
  • Estabelecimentos bancários e lotéricos, instituições de crédito, seguro, capitalização, comércio e administração de valores imobiliários e serviço postal;
  • Comércio atacadista e cadeia de abastecimento e logística;
  • Feiras livres e móveis;
  • Bancas de jornal, sendo proibida venda de bebidas alcoólicas;
  • Comércio de combustíveis e gás;
  • Serviço de mecânica e comércio de autopeças e acessórios para veículos e bicicletas, além de serviços de locação de veículos;
  • Hotelaria e hospedagem, com o funcionamento de serviços de alimentação restrito aos hóspedes;
  • Transporte de passageiros;
  • Atividades industriais e obras de construção civil;
  • Serviços de entrega em domicílio;
  • Serviços de telecomunicações, teleatendimento e call center;
  • Serviços funerários;
  • Serviços de lavanderia;
Quem desacatar o decreto poderá sofrer multa individual (R$ 562,42), como no caso de pessoas flagradas sem máscaras ou que promovam aglomeração.

Coronavírus