Topo

Não há inocentes, diz líder do centrão sobre pandemia e Congresso

Do UOL, em São Paulo

29/03/2021 15h27

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse hoje que todos os membros do Congresso Nacional têm uma parcela de culpa no agravamento da pandemia do novo coronavírus. A declaração foi dada hoje no UOL Entrevista, conduzido pelo chefe da sucursal do UOL em Brasília, Tales Faria, e pela repórter Luciana Amaral.

"A situação que estamos vivendo não tem inocentes, inclusive eu, o Congresso Nacional... Só na semana passada viemos a aprovar um Orçamento que deveria ser aprovado desde o ano passado, não fomos capazes de votar aquele orçamento", afirmou Nogueira, que também é presidente nacional do PP.

Na contramão das projeções oficiais do governo, que indicavam a necessidade de revisar esses gastos para cima, o Congresso cortou despesas obrigatórias para abrir espaço artificialmente e incluir a demanda de emendas parlamentares, elevando o valor total das emendas parlamentares para R$ 51,6 bilhões (o maior nível histórico).

"O presidente da República [Jair Bolsonaro] pode ter cometido alguns erros, não concordei com alguns posicionamentos dele, mas os governadores também tiveram um erro do tamanho do mundo. Receberam recursos como nunca na História e usaram para sanar suas contas públicas em vez de ter hospitais funcionando", criticou ele.

Ainda segundo Nogueira, não é o momento de ir atrás de culpados. "Temos que ter soluções. Temos 300 mil mortes e podemos chegar a 500 mil, é coisa de uma catástrofe sem precedentes na história do mundo, mas temos que enfrentar, dar a nossa contribuição. É o momento dos homens públicos assumirem, seja presidente, Congresso, Judiciário, prefeitos, governadores, a sociedade como um todo, para salvarmos vidas e sairmos dessa situação".

Nogueira é um dos principais líderes do centrão, grupo informal de partidos que compõe hoje a base aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional.