Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ identifica nova variante do coronavírus em circulação no estado

Monitoramento genômico da Secretaria de Estado de Saúde identifica nova variante do coronavírus no estado do Rio de Janeiro Imagem: Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ)

Do UOL, em São Paulo

06/05/2021 15h10Atualizada em 06/05/2021 16h53

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) identificou uma nova variante do coronavírus em circulação no estado. A informação foi divulgada em um comunicado.

A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma mutação ocorrida na linhagem P1, que permanece em maior frequência (91,49%) e foi identificada inicialmente em Manaus.

A P.1.2 foi identificada em 5,85% do total de 376 amostras submetidas à segunda etapa do sequenciamento realizado pela SES. A nova variante foi encontrada principalmente na região norte, mas também em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea.

A pesquisa investigou amostras de 57 municípios, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ), entre os dias 24 de março e 16 de abril.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Cláudia Melloainda, ainda não é possível avaliar se a cepa é mais letal ou mais transmissível que a P1.

"A partir deste resultado, o monitoramento segue aprofundando os efeitos que poderão ser apresentados, ou seja, o comportamento epidemiológico da variante. Até o momento, não se pode avaliar se é mais transmissível e/ou letal", afirmou Claudia.

Também foram identificadas, em menores proporções, as linhagens B.1.1.7, variante identificada inicialmente no Reino Unido, encontrada em 2,13% das amostras e P2, identificada no próprio estado do Rio, em 0,53%.

O estudo mostra ainda que a linhagem P1 se mantém presente em quase todas as regiões do estado, e a P2, nas regiões Norte e Baixada Litorânea. A variante B.1.1.7 foi identificada em todas as regiões, exceto na Baixada Litorânea.

Há ainda outros dois sequenciamentos de amostras do Rio de Janeiro em andamento, realizados pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram analisadas, desde fevereiro, 708 amostras. A variante P1 prevaleceu nos sequenciamentos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

RJ identifica nova variante do coronavírus em circulação no estado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus