Topo

Esse conteúdo é antigo

Fiocruz recebe insumo para produzir 12 milhões de doses de vacina

Insumo é o suficiente para produzir aproximadamente 12 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford - ANDRé RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO
Insumo é o suficiente para produzir aproximadamente 12 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford Imagem: ANDRé RIBEIRO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

22/05/2021 21h02

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) recebeu na tarde de hoje de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) em quantidade suficiente para a produção de cerca de 12 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford.

O voo com a remessa de insumo desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, no final da tarde de hoje. A previsão anterior era de que parte deste IFA fosse entregue no dia 29 de maio, mas a fundação conseguiu a antecipação do envio.

De acordo com a Fiocruz, o insumo assegura a produção de vacinas até a terceira semana de junho e entregas ininterruptas até 3 de julho.

Por causa da falta de insumos, a produção de imunizantes foi paralisada pela Fiocruz na última quinta-feira (20). Com a chegada da nova remessa, a previsão é que ela seja retomada na próxima terça-feira (25).

Até o momento, a Fiocruz entregou ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) 41,1 milhões de doses da vacina.

Ontem (21/5), foram disponibilizadas ao Ministério da Saúde 6,1 milhões de doses, sendo 800 mil doses a mais do que o previsto inicialmente, em razão da liberação de um novo lote da etapa de controle de qualidade.

Apesar da paralisação na produção, a Fiocruz diz que não interromperá a entrega de doses previstas ao PNI. Porém, na última quinta-feira (20), a fundação disse que o lapso pode afetar o volume de entregas semanais.

Se hoje a Fiocruz entrega entre 4 e 6 milhões de doses por semana, é possível que esse número caia para 3,5 e 4 milhões em junho por conta da interrupção.