Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil chega a 42,5 milhões de vacinados contra covid, 20,09% da população

Mais de 20% da população brasileira já recebeu pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 - JURANIR BADARÓ/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Mais de 20% da população brasileira já recebeu pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 Imagem: JURANIR BADARÓ/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/05/2021 20h07Atualizada em 24/05/2021 20h42

Nesta segunda-feira (24), o Brasil atingiu a marca de 42,5 milhões de vacinados contra a covid-19. Até o momento, 42.539.769 pessoas receberam ao menos uma dose de vacina contra a doença, o correspondente a 20,09% da população do país. Os números foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados divulgados pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, a primeira dose de imunizante foi aplicada em 578.197 brasileiros. No mesmo período, outros 276.670 receberam a dose de reforço.

No total, 20.935.857 pessoas receberam as duas doses de vacina, seguindo a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número representa 9,89% da população nacional.

Proporcionalmente, o Rio Grande do Sul voltou a ser o estado que mais vacinou sua população com a primeira dose: 25,82% de seus habitantes.

O Mato Grosso do Sul está na liderança, em termos percentuais, entre aqueles que mais aplicaram a dose de reforço: 12,01% da população local.

Avião com insumos para CoronaVac deixa a China

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o avião com os insumos para produção da CoronaVac decolou da China e irá desembarcar em SP amanhã. A remessa de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) enviada será usada na produção de mais 5 milhões de doses do imunizante pelo Butantan.

O trajeto do voo, que traz 3.000 litros de insumos ao Brasil, pode ser acompanhado em tempo real no portal do governo de São Paulo.

As vacinas produzidas serão disponibilizadas em junho ao Ministério da Saúde para distribuição no PNI (Programa Nacional de Imunizações). O processo completo de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade dura de 15 a 20 dias.

A CoronaVac é a vacina contra a covid-19 mais utilizada no Brasil atualmente. Por falta de insumos, a produção ficou paralisada por mais de dez dias. Estados e municípios enfrentaram dificuldades para aplicação da segunda dose do imunizante.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!