Butantan anuncia teste com ButanVac em não vacinados em Guaxupé (MG)
O Instituto Butantan informou hoje que realizará testes com a vacina ButanVac em não vacinados de Guaxupé, em Minas Gerais. O objetivo do estudo, feito com voluntários, é avaliar a eficácia da vacina.
Segundo Dimas Covas, diretor do Butantan, o insituto tem arrumado dificuldade para testar o imunizante em adultos, pois todas as faixas etárias acima de 18 anos no estado de São Paulo já foram vacinadas. Atualmente, estão sendo imunizadas em Guaxupé pessoas de 28 anos ou mais.
No estudo da ButanVac, existia um grupo recebendo as vacinas e outro recebendo placebo. Com a evolução da campanha vacinal, o grupo placebo se tornou praticamente impossível. Hoje, não temos mais voluntários e nem seria eticamente justificável aplicarmos um placebo nessa situação de hoje.
Dimas Covas, diretor do Butantan
"Então, nós solicitamos que fosse retirado o placebo, saiu hoje a decisão e, a partir de hoje, não teremos mais os grupos placebo, só os vacinais. Isso facilita, sem dúvida nenhuma, a adesão de voluntários. Esperamos concluir essa fase da pesquisa nos próximos 15 dias", completou o pesquisador.
O estudo será feito em duas fases, classificadas como fase A e fase B. Na primeira, participam do estudo pessoas não vacinadas ou que não tiveram covid. Já na fase B, todas as pessoas acima de 18 anos poderão participar do estudo, independente de terem sido vacinadas ou infectadas pela doença.
Segundo Dimas, o acordo foi "fruto de uma solicitação anterior do município" e levou em consideração "a diferença do momento epidemiológico de Guaxupé e municípios próximos do estado de São Paulo".
Espero que dê frutos a velocidade do estudo da ButanVac. Com esses dados, podemos concluir até novembro desse ano o estudo e submete-lo a Anvisa
Dimas Covas, diretor do Butantan
A parceria de São Paulo com a cidade do Sul de Minas Gerais foi iniciada com o sequenciamento genético da covid-19 na região. A medida torna possível identificar qual é a variante presente em Guaxupé e ajudar na prevenção de novas variantes — como a delta — no município.
Em coletiva de imprensa, realizada na segunda-feira (23), Covas afirmou que o estudo deve começar em 616 domicílios, com cerca de 300 pessoas.
Uma equipe do Butantan vai fazer um questionário e a testagem dessa pessoa, dando positivo, fará o sequenciamento genético desse vírus. É uma iniciativa que é fruto de um ofício encaminhado pelo Executivo ao Instituto Butantan há mais de dois meses
Dimas Covas, em coletiva realizada na segunda (23)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.