Topo

Esse conteúdo é antigo

SP aplica 766 mil doses em 24 h e bate recorde, mas AstraZeneca ainda falta

Estado de São Paulo bate recorde ao aplicar 766 mil doses de vacina contra covid em 24 h, mas AstraZeneca ainda falta nos postos Imagem: Marcelo Justo/UOL

Do UOL, em São Paulo

10/09/2021 10h22Atualizada em 10/09/2021 10h23

O estado de São Paulo aplicou anteontem 766.922 doses de vacina contra covid-19 e bateu recorde de doses aplicadas em um único dia. A marca foi atingida mesmo com o "apagão" de vacinas da AstraZeneca —metade dos postos não tem o imunizante disponível para a segunda dose.

Mais de 70% das vacinas aplicadas no dia do recorde são de segunda dose. Segundo o governo estadual, foram registradas 49 mil doses a mais que o recorde anterior, de 13 de agosto (717.848).

Às 8h31 de hoje, o Vacinômetro marcava mais de 55,30 milhões de doses aplicadas desde o início da campanha. São 35,2 milhões de aplicações de primeira dose, 18,9 milhões de segunda dose das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, além de 1,14 milhões de doses únicas com o imunizante da Janssen.

Falta AstraZeneca nos postos

O governo de São Paulo diz ser responsabilidade do Ministério da Saúde o que chamou de "apagão" de vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca e cobrou o envio imediato de mais 1 milhão de doses ao estado.

O Ministério da Saúde argumenta que as doses já foram enviadas, mas que o estado as usou como primeira dose, em desacordo às recomendações do PNI (Programa Nacional de Imunizações).

Diante da falta de doses, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo abriu a possibilidade de aplicar a vacina da Pfizer na segunda dose em quem tomou a da AstraZeneca na primeira. Para tanto, porém, também é necessário que o Ministério da Saúde envie mais doses da Pfizer ao estado para, assim, "suprir esta demanda e concluir os esquemas [vacinais]".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

SP aplica 766 mil doses em 24 h e bate recorde, mas AstraZeneca ainda falta - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus