Topo

Esse conteúdo é antigo

Alesp derruba veto de Doria e torna igreja serviço essencial na pandemia

O projeto de lei 299/2021, dos deputados Gil Diniz e Gilmaci Santos foi aprovado no início de janeiro deste ano e vetado por Doria no fim de fevereiro - Divulgação / Alesp
O projeto de lei 299/2021, dos deputados Gil Diniz e Gilmaci Santos foi aprovado no início de janeiro deste ano e vetado por Doria no fim de fevereiro Imagem: Divulgação / Alesp

Do UOL, em São Paulo

27/10/2021 17h00

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) derrubou ontem o veto do governador João Doria (PSDB) ao projeto que estabelece as atividades religiosas como essenciais em situação de crise, como durante a pandemia de covid-19.

O projeto de lei 299/2021, dos deputados Gil Diniz (sem partido) e Gilmaci Santos (Republicanos) foi aprovado no início de janeiro deste ano e vetado por Doria no fim de fevereiro.

Na ocasião, o Brasil vivia um crescimento acelerado no número de casos e mortes pelo coronavírus e a vacinação ainda era muito incipiente. No começo de março, inclusive, muitos estados e municípios endureceram as medidas restritivas.

O veto do governador gerou revolta principalmente entre líderes evangélicos. Uma semana depois, Doria, que é pré-candidato à presidência da República e precisa do apoio dos evangélicos, voltou atrás e publicou um decreto que reconhece as atividades religiosas como essenciais. Na ocasião, ele afirmou que as igrejas e templos têm papel fundamental no combate à pandemia.

Durante a sessão extraordinária que aprovou a derrubada do veto, Gilmaci Santos afirmou que a medida era a "retratação de um erro". Gil Diniz, por sua vez, classificou o dia como histórico: "Todas as igrejas, independente de denominação, neste período de pandemia, prestaram um serviço espiritual como sempre fizeram, mas principalmente um serviço assistencial".

Mesmo sendo consideradas essenciais, os templos religiosos deverão observar as recomendações expedidas pelo Ministério da Saúde, segundo o texto. A lei também define como situações de crise moléstias contagiosas, epidemias ou catástrofes naturais.