Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de SP exonera 3 servidores que não tomaram vacina contra covid

Decreto da prefeitura de São Paulo tornou obrigatória a vacinação de funcionários públicos municipais - Mauro Akiin Nassor/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Decreto da prefeitura de São Paulo tornou obrigatória a vacinação de funcionários públicos municipais Imagem: Mauro Akiin Nassor/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Anaís Motta

Do UOL, em São Paulo

30/10/2021 16h03Atualizada em 30/10/2021 16h25

A prefeitura de São Paulo informou hoje que três servidores comissionados foram exonerados por descumprirem o decreto que tornou obrigatória a vacinação contra a covid-19 de funcionários públicos municipais. A gestão não divulgou os nomes dos servidores, mas confirmou que as demissões foram publicadas no Diário Oficial do município entre os dias 29 e 30 de outubro.

As exonerações, ainda segundo a administração municipal, foram determinadas pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Com a vacinação em processo acelerado, mais de 100% de aplicações de primeiras doses em pessoas de 12 anos ou mais e concentrando esforços nas aplicações de segundas doses e doses adicionais, a comprovação da vacina é uma medida que tem como objetivo garantir a segurança dos funcionários e da população imunizada.
Prefeitura de São Paulo, em nota

O levantamento de dados sobre a vacinação de servidores foi dividido em duas etapas: primeiro, foi feito um trabalho conjunto entre a CGM-SP (Controladoria Geral do Município de São Paulo), a SEGES (Secretaria Executiva de Gestão) e a SMS (Secretaria Municipal de Saúde). Já a segunda fase, ainda em andamento, inclui as coordenadorias de Administração e Finanças de cada setor da prefeitura.

Neste processo, estão sendo verificados os comprovantes de vacinação de servidores que moram fora da capital paulista, bem como daqueles que não tomaram as doses dentro do prazo estipulado pelo calendário do município.

Esse cruzamento de dados também está sendo realizado com os entes da administração indireta da gestão municipal, como autarquias, fundações e empresas públicas. Além disso, todos que quiserem entrar no Edifício Matarazzo, sede da prefeitura de São Paulo, precisam apresentar o passaporte da vacina ou certificado oficial que comprove a imunização.

Ao todo, 93,67% da população acima de 18 anos da cidade de São Paulo já está completou o esquema vacinal contra a covid-19 — isto é, tomou as duas doses ou a vacina de dose única da Janssen —, segundo último boletim divulgado pela SMS. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, que começaram a ser vacinados apenas recentemente, essa taxa é bem menor, de 8,52%.

Vacinação no feriado

Na cidade de São Paulo, a campanha de vacinação contra a covid-19 seguirá no feriado prolongado de Dia de Finados, mas em esquema especial. Hoje (30), as 82 AMAs/UBSs Integradas funcionarão das 7h às 19h; os megapostos, das 8h às 17h — com exceção do Centro Cultural Grajaú, na zona sul, onde estão previstas outras atividades e não haverá vacinação.

Já amanhã (31), estarão abertas as duas farmácias parceiras na Avenida Paulista, nos números 2.371 e 266, das 8h às 16h. Também haverá vacinação em sete parques da cidade, das 8h às 17h. Excepcionalmente neste dia o megaposto da galeria Prestes Maia estará fechado.

Na segunda-feira (1º) e na terça-feira (2), as AMAs/UBSs Integradas vão funcionar normalmente e vacinar a população elegível das 7h às 19h. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, serão aplicadas primeiras, segundas e doses adicionais das vacinas.

O endereço de todos os postos de vacinação da capital paulista podem ser encontrados neste link.