Covid: 139,5 milhões de brasileiros completam vacinação, 65,4% da população
Mais de 139,5 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19, conforme boletim divulgado hoje pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte. No total, 139.536.958 pessoas receberam as duas doses ou a dose única do imunizante contra a doença, o equivalente a 65,41% da população nacional. Os dados foram obtidos junto às secretarias estaduais de saúde.
Devido à invasão hacker ocorrida na semana passada ao site do Ministério da Saúde, ao aplicativo e à página do ConecteSUS - plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a covid-19, os números referentes à imunização apresentaram instabilidade em alguns estados. O problema ocorreu na madrugada de sexta-feira (10) e também afetou o sistema de notificação de casos da doença.
Entre ontem e hoje, 241.924 brasileiros tomaram a segunda dose. No mesmo período, foram vacinadas 335.659 pessoas com a primeira e 398.657 com a de reforço. No total, houve a aplicação de 931.705 doses de imunizante contra a covid-19 em todo o país nas últimas 24 horas.
Devido a uma revisão nos dados de vacinação no Ceará, o número referente à aplicação da dose única nas últimas 24 horas no Brasil ficou negativo: -44.535.
Até agora, 160.174.849 pessoas tomaram a primeira dose, o correspondente a 75,09% da população do país. Já o total de doses de reforço aplicadas chegou a 20.867.682.
Em termos percentuais, o estado de São Paulo tem a maior parcela da população com vacinação completa: 77,28% de seus habitantes. Na sequência, aparecem Mato Grosso do Sul (71,31%), Rio Grande do Sul (69,74%), Santa Catarina (69,42%) e Minas Gerais (69,07%).
Os paulistas também lideram em relação à aplicação da primeira dose: 81,82% de sua população já recebeu a dose inicial. Santa Catarina (78,72%), Paraná (77,85%), Piauí (77,68%) e Rio Grande do Sul (77,66%) completam os cinco primeiros colocados.
Anvisa notifica postos de fronteira para exigirem comprovante de vacinação
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) notificou hoje todos os postos de fronteira, especialmente de aeroportos, para que seja exigido o comprovante de vacinação para os viajantes que chegam ao Brasil. A medida atende a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).
"A decisão teve efeito imediato, sem prazo de adequação, e, por isso, exige da Agência a realização de avaliações pontuais, especialmente em relação aos passageiros que já estavam em deslocamento ou em trânsito no momento em que a decisão foi emitida", diz a agência.
De acordo com a agência, a cobrança do comprovante está sendo implementada ao mesmo tempo em que realiza "avaliações pontuais para os casos em que o viajante possa ser prejudicado pela mudança de regras entre o período de seu embarque e de sua chegada ao Brasil".
Veículos se unem pela informação
Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, g1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.