Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretária diz que casos de gripe superam os de covid em SP: 'Atípico'

Casos de gripe em SP são atípicos, disse secretária - iStock
Casos de gripe em SP são atípicos, disse secretária Imagem: iStock

Colaboração para o UOL, em Alagoas

18/12/2021 11h18

A secretária executiva da Secretaria de Saúde do município de São Paulo, Sandra Sabino, afirmou que os números de casos de influenza já superaram os diagnósticos de coronavírus na capital paulista. Para ela, trata-se de uma situação atípica para esse período do ano.

Em entrevista à CNN Brasil, Sabino contou que o município vivencia uma situação de anormalidade da "circulação do vírus de síndrome gripal", com um aumento significativo nas unidades de pronto atendimento e um movimento 50% maior que o esperado pela pasta.

"Hoje aqui na capital os casos de influenza superam e muito os casos de covid: 1% dos nossos testes são positivos para a covid e os demais são classificados como síndromes gripais", declarou, ressaltando que eles estão no aguardo de análises do Instituto Butantã para "saber a etiologia desse vírus".

Na entrevista, Sandra Sabino reforçou que, apesar do grande número de casos, os pacientes diagnosticados com a gripe têm apresentado sintomas leves, sem haver necessidade de internações.

A recomendação, segundo a secretária, é de que a população procure as UBS (Unidades Básicas de Saúde) para evitar a ida às unidades de urgência e emergência, como forma de não se expor a outras doenças mais graves. Ainda, ela reforçou que a Prefeitura tentará antecipar a vacinação contra o vírus da influenza para o começo de 2022.

Ômicron

À CNN, Sandra Sabino também falou sobre a situação da variante ômicron do coronavírus em São Paulo. Ela destacou que a nova cepa da doença já está circulando de forma comunitária na capital, após o diagnóstico de três pacientes, moradores de regiões distintas, e que não têm relação com os primeiros diagnosticados com a variante, vindos do exterior.

"Infelizmente comprovamos que já há transmissão comunitária aqui em São Paulo. Identificamos três novos casos nas nossas análises vindas do Butantã, em três regiões diversas da capital, que não tinham relação com os viajantes", contou.

A secretária informou que todos os indivíduos diagnosticados com a nova cepa apresentaram sintomas leves, devido ao fato de terem sido vacinados, o que dispensou a necessidade de internação. No momento, eles estão sob monitoramento dos profissionais de saúde das UBS.

Sabino falou sobre a importância da vacinação contra o coronavírus e fez apelo para aqueles que ainda não tomaram a segunda dose do imunizante, que procurem as unidades de saúde para tomarem a vacina. Ainda, ela reforçou a necessidade da dose de reforço e de manter as medidas de prevenção adotadas desde o início da pandemia: lavar as mãos, uso de álcool em gel, uso de máscaras e não frequentar espaços aglomerados.

Por fim, Sandra destacou que os casos da ômicron no município tendem a aumentar nos próximos dias e recomendou que a população celebre as festas de fim de ano "com responsabilidade" e sem aglomerações.