Município do Rio de Janeiro confirma primeiro caso da variante ômicron
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou hoje o primeiro caso de infecção pela variante ômicron da covid-19.
A paciente é uma mulher brasileira de 27 anos que mora em Chicago, nos Estados Unidos, onde provavelmente contraiu a doença. Ela procurou uma unidade de saúde assim que chegou ao Brasil, no último dia 13.
De acordo com a secretaria, a mulher tem sintomas leves e recebeu a segunda dose da vacina contra a covid-19 em março, mas ainda não tomou uma dose de reforço.
Ainda segundo a secretaria, a paciente está sendo monitorada pela equipe da Vigilância em Saúde e está em isolamento domiciliar há uma semana. Todas as pessoas com quem ela teve contato foram rastreadas e nenhuma testou positivo para a doença.
A variante ômicron
Na Europa, diversos países estão endurecendo as restrições para tentar conter o avanço da variante ômicron, que tem causado um aumento significativo de casos da doença. Além disso, os membros da União Europeia vão receber 20 milhões de doses adicionais da vacina da Pfizer para enfrentar a nova onda de casos.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as primeiras observações indicam que a variante Ômicron se espalha mais facilmente do que o vírus Sars-CoV-2 originário e do que variantes como a Delta.
Ainda são necessários mais dados para saber se as infecções pela variante causam doenças mais graves ou mais mortes do que a infecção por outras variantes.
Também não se sabe ainda se haverá reinfecções e infecções emergentes em pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19. A variante Ômicron já foi detectada em 90 países até o momento.
*Com Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.