Topo

Esse conteúdo é antigo

Espírito Santo é 2º estado a confirmar transmissão comunitária da ômicron

Estudo da Universidade de Hong Kong indica que a nova cepa pode ser mais transmissível - iStock
Estudo da Universidade de Hong Kong indica que a nova cepa pode ser mais transmissível Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

22/12/2021 18h37

A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo confirmou hoje (22) um caso de transmissão comunitária da variante ômicron da covid-19. A transmissão comunitária acontece quando tanto a pessoa que transmite o vírus quanto a que fica doente não saíram do país. É um tipo de transmissão mais preocupante, porque significa que o vírus já está circulando no país e não apenas está vindo do exterior.

O caso no Espírito Santo é de um paciente de Vitória.

A primeira confirmação de transmissão comunitária da ômicron no Brasil ocorreu na semana passada, na cidade de São Paulo. Eram duas pacientes mulheres, que não haviam viajado para fora do Brasil nem tiveram contato com ninguém que tivesse estado no exterior.

Na segunda-feira (20), a prefeitura de Extrema (MG) informou pelas redes sociais que detectou casos de ômicron na cidade, também por transmissão comunitária, mas não deu detalhes sobre os pacientes e as circunstâncias. O Estado de Minas não confirmou a informação.

"O município de Extrema ainda não notificou oficialmente ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MG) sobre a ocorrência de casos suspeitos da variante. É importante ressaltar que só é possível confirmar ou descartar o diagnóstico após a realização do sequenciamento genético", disse a Secretaria de Saúde de Minas em nota enviada ao UOL.

Na terça-feira (21), a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul disse que investiga se já está ocorrendo transmissão comunitária no Estado. Dentre os casos com identificação parcial da variante ômicron, que ainda precisam ser confirmados, há três em que o paciente "não tinha histórico de viagem ao exterior nem contato recente com quem tenha vindo de outro país".

Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de Hong Kong indica que a nova cepa pode ser mais transmissível, mas que causa quadros mais leves da doença.

O Reino Unido, onde a ômicron já está na fase de transmissão comunitária há mais tempo, foram registrados mais de 100 mil novos casos de covid-19 em apenas um dia, o maior número de toda a pandemia na região.