Topo

Adolescente é diagnosticado com covid e influenza no Rio de Janeiro

Garoto passou por dois testes que detectaram dupla infecção - Gil Cohen-Magen/AFP
Garoto passou por dois testes que detectaram dupla infecção Imagem: Gil Cohen-Magen/AFP

Daniele Dutra

Colaboração para o Uol no Rio

03/01/2022 18h54

Um adolescente de 16 anos testou positivo tanto para covid-19 como para influenza na cidade do Rio de Janeiro. Com imunização completa contra o novo coronavírus e imunizado com a vacina da gripe, o rapaz teve a dupla infecção confirmada por dois laboratórios diferentes. Um dos resultados saiu no dia 30 de dezembro, e o outro, no dia 31.

Em nota, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) do Rio disse que desconhece casos de dupla contaminação, mas na tarde de hoje (3), entrou em contato com a família do menino.

infecção, grupe, covid - Reprodução - Reprodução
Exame confirma dupla infecção, por covid e gripe, em adolescente de 16 anos no Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução

Flurona

O primeiro caso divulgado de contaminação simultânea foi identificado em Israel é chamado de "flurona". A primeira paciente diagnosticada foi uma jovem grávida que não tinha tomado nenhuma das duas vacinas.

Caso do Rio teve coriza e febre

Assim que o jovem brasileiro manifestou sintomas, na última quinta-feira (30), foi levado pelo pais para fazer o teste. O resultado assustou a família. "Ele estava reclamando de coriza, teve um leve estado febril que chegou a uns 37 graus reclamou mal-estar, mas sempre sintomas leves. Por desencargo de consciência, nós decidimos levá-lo pra testar e descobrimos que ele positivou tanto pra gripe quanto pra covid", disse ao UOL o advogado Marco Antonio Oliveira, de 62 anos, pai do garoto.

O rapaz é jogador de futebol e mora com a mãe, o pai e a avó de 77 anos, que tem problemas cardíacos e respiratórios. Até então, ninguém da família havia se contaminado com nenhuma das duas doenças. Bruno foi o primeiro da casa.

"Ficamos muito preocupados, até porque a gente não conhecia ninguém que tivesse passado por isso. Nossa preocupação era que ele ficasse mal, tivesse sintomas mais fortes, mas graças a Deus isso não aconteceu e ninguém mais se contaminou. Como ninguém aqui de casa teve covid, a gente não sabia como seriam as coisas", disse o pai do garoto. Todos já haviam tomado a terceira dose de reforço, exceto Bruno, devido à idade.

Oliveira diz que, como nunca tinha visto um caso de dupla infecção, supôs que o laboratório tinha cometido um erro. Por isso, buscaram um segundo exame. "Se a gente não tivesse testado, jamais saberia. Ele poderia estar andando por aí e contaminando todo mundo. Foi justamente por isso que decidimos alertar as pessoas", afirmou.

Como o menino é atleta, todos os meses a família faz o teste de covid por precaução. Após receber o resultado dos dois testes, Bruno se consultou com um médico da família que recomendou repouso, 10 dias de isolamento e medicamentos apenas para tratar os sintomas gripais.

Preocupado em não contaminar a família, o menino está no quinto dia de isolamento. Passa o dia no quarto, e quando precisa fazer algo em outro cômodo, vai sempre de máscara. "No início ele ficou chateado porque ficou longe da namorada. Os dois passariam a virada juntos. Ele disse: 'poxa, só eu peguei e peguei logo as duas?'. Acabou que a namorada também pegou gripe e os dois precisaram passar o ano novo separados", contou o pai.

Oficialmente, o caso ainda não consta dos dados da Secretaria Estadual de Saúde. "Até o momento não há nenhum caso confirmado de infecção simultânea por Covid-19 e Influenza. A SES esclarece que em geral os casos são notificados pela doença com maior gravidade, no caso a Covid-19". O órgão informou ainda que "não existem estudos científicos publicados que confirmem as implicações clínicas ou imunológicas da infecção conjunta. A Secretaria reforça que vai acompanhar qualquer ocorrência que venha a ser notificada no estado".

Três casos no Ceará

Ao menos três casos de "flurona" foram registrados no Ceará. Os pacientes são duas crianças de um ano e um homem de 52 anos, todos residentes de Fortaleza. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, os dois bebês ficaram internados em um hospital particular, mas não tiveram agravamento do quadro clínico e já receberam alta. O adulto não precisou de internação.