Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade de SP começa hoje dupla testagem para identificar covid e influenza

Do UOL, em São Paulo

05/01/2022 13h05

A cidade de São Paulo começou hoje a testar simultaneamente pacientes com sintomas gripais para a covid-19 e influenza. A medida tem como objetivo fazer um levantamento da proporção dos casos das duas doenças entre os sintomáticos respiratórios.

Segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), pessoas com sintomas respiratórios agudos, com pelo menos dois dos sintomas (febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou degustativos), serão orientadas a realizar o teste rápido. Em caso negativo para covid, a pessoa deverá realizar o teste rápido para o vírus influenza, causador da gripe.

Caso o teste para covid seja positivo, o paciente será orientado a coletar o RT-PCR. Essas amostras serão posteriormente encaminhadas ao Instituto Butantan, para saber qual é a variante.

"Vamos fazer essa ampla testagem nas próximas duas semanas, o que nos possibilitará ter uma visão mais clara sobre o comportamento das doenças na capital", disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Ao menos 24 pessoas na cidade de São Paulo estão infectadas com covid-19 e influenza ao mesmo tempo — quadro que vem sendo chamado de "flurona", que é a junção das palavras "flu", gripe em inglês, e corona, segundo a SMS.

A secretaria orienta que as pessoas sigam com medidas de etiqueta respiratória, como utilização adequada de máscara, cobrindo nariz e boca, distanciamento, cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar e lavar as mãos imediatamente após contato com secreções respiratórias. Os cuidados ajudam na prevenção da covid e da influenza.

Segundo a prefeitura, em dezembro de 2021 foram registrados 286.858 atendimentos a pessoas com quadro respiratório. Destes, 133.501 eram suspeitos de covid-19. Em novembro de 2021, foi registrado um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de covid-19.

Até a última segunda-feira (3), foram realizados 20.333 atendimentos a pessoas com sintomas respiratórios, sendo 11.585 suspeitos de covid-19.