Topo

Esse conteúdo é antigo

Crianças ganham 'certificado de coragem' ao se vacinarem em Osasco (SP)

Crianças ganham 'certificado de coragem' ao se vacinarem em Osasco (SP)

Beatriz Gomes

Do UOL, em São Paulo

17/01/2022 10h36Atualizada em 17/01/2022 11h29

As crianças que se vacinaram contra a covid-19 em Osasco, na Grande São Paulo, ganharam um "certificado de coragem". A vacinação infantil foi iniciada ontem no município para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades (a lista completa pode ser encontrada no site da prefeitura).

O texto do certificado de coragem dado às crianças é o seguinte: "Certifico que [nome da criança] enfrentou com determinação a agulhinha da vacina, demonstrando a sua coragem e bravura, e agora está protegido (a) contra o coronavírus". Além do certificado, cada vacinado também recebeu um livro.

A ação, chamada de "Vacina Shopping", ocorreu nos shoppings União e SuperShopping, das 14h às 21h, mediante agendamento prévio na Central 156, no telefone 3651-7080 ou app 156 Osasco, explicou a prefeitura.

Os shoppings União e SuperShopping estão voltados ao atendimento da vacinação infantil enquanto o Osasco Plaza Shopping realiza a aplicação em adultos. O atendimento nos estabelecimentos ocorre diariamente das 14h às 21h, inclusive aos sábados e domingos.

Crianças vacinadas

Ao UOL, a Prefeitura informou que 700 crianças foram vacinadas ontem no município sendo 350 delas em cada um dos pontos de imunização infantil.

Segundo o município, o prefeito Rogério Lins (Podemos) foi quem sugeriu a ideia do certificado para as crianças e colocou em prática a iniciativa da doação de um livro infantil a cada um dos pequenos vacinados.

"A criança deve ser estimulada para entender a importância da vacina. Além do certificado, ele [prefeito] também deu início à campanha 'Vacina no braço, livro na mão', de incentivo à leitura", explicou o município ao UOL.

Atores vestidos de personagens de filmes também estavam na ação e posaram ao lado das crianças que se vacinaram. Alguns dos personagens também deram apoio aos pequenos durante a imunização.

Confira as exigências para a vacinação infantil em Osasco:

  • Cadastro no site Vacina Já, do governo estadual;
  • Agendamento de horário na Central 156, no telefone 3651-7080 ou pelo aplicativo 156 Osasco;
  • Comprovar a comorbidade com laudo, receita, exame ou prescrição médica da criança;
  • Apresentar documento da criança (CPF ou Cartão SUS) e comprovante de endereço.