Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe vê por vídeo que vacina não foi injetada em filho de 8 anos; assista

Caíque Alencar

Do UOL, em São Paulo

04/02/2022 10h10Atualizada em 04/02/2022 14h54

Uma enfermeira deixou de imunizar um menino de 8 anos contra a covid-19 em Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro, afirma a mãe da criança. A profissional da saúde inseriu a seringa no braço do garoto e retirou logo em seguida sem pressionar o êmbolo para que o líquido fosse aplicado em Nycollas, disse a dona de casa Cristiane Lopes, de 29 anos, após ver o vídeo do momento da vacinação.

As imagens foram feitas por Cristiane, mas ela não percebeu na hora. No vídeo, a profissional ainda chama a atenção da mãe, mas ela só notou que o filho não recebeu a dose quando foi assistir ao vídeo novamente e publicá-lo nas redes sociais. O caso ocorreu em um posto de vacinação da Cidade da Criança Zilda Arns, no bairro Parque Alzira Vargas. A prefeitura de Campos de Goytacazes afirmou que "foi constatado que, de fato, há a hipótese de não vacinação".

"Estava tão feliz por ele estar sendo vacinado que nem percebi. Quando minha prima mandou mensagem, olhei o vídeo e observei que a vacina não tinha sido aplicada. Liguei para o meu marido e ele disse para eu voltar lá. Antes, paramos na rodoviária para lanchar. Lá funciona um posto de vacinação para adultos e eu mostrei o vídeo para os profissionais de saúde. Eles confirmaram que meu filho não tinha sido vacinado", declarou a mãe ao Extra.

Segundo o jornal, a prefeitura confirmou que Nycollas não recebeu a dose e a secretaria municipal de saúde entrou em contato com a mãe para que o menino seja, de fato, imunizado na próxima terça-feira (8).

Ao UOL, a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) fez contato com a família e, "seguindo recomendações da Nota Técnica do Ministério da Saúde, a criança passará por consulta médica na próxima terça-feira (8)", diz em nota.

A enfermeira já foi ouvida e, de acordo com a gestão municipal, "foi instaurado procedimento de sindicância para acompanhar o caso", mas não há "nenhum registro que desabone a conduta da profissional". "A profissional foi afastada e está sendo acompanhada pelo Departamento de Enfermagem (DENF) da Secretaria Municipal de Saúde", afirma a Prefeitura de Campos de Goytacazes.

Casos anteriores

Essa não é a primeira que profissionais da saúde são flagrados deixando de imunizar pessoas contra a covid-19. Em junho do passado, uma enfermeira na zona sul de São Paulo também não apertou o êmbolo ao inserir a seringa no braço de uma mulher. O flagrante foi feito pela filha dela, que registrava o momento da imunização.

Em abril, um caso semelhante ocorreu em posto de vacinação no Ipiranga, também na zona sul da capital paulista. Nas imagens feitas pela família de uma idosa, é possível ver que uma profissional de enfermagem chega a colocar a injeção no braço da paciente. A enfermeira, no entanto, retira a seringa antes de empurrar o êmbolo.