PUBLICIDADE
Topo

Saúde

Conteúdo publicado há
6 meses

Ômicron: São Paulo confirma dois casos da subvariante

Amostras analisadas com as confirmações foram verificadas em Sorocaba e em Guarulhos e são casos leves, sem histórico de viagem, informou o governo paulista - Foto: Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas
Amostras analisadas com as confirmações foram verificadas em Sorocaba e em Guarulhos e são casos leves, sem histórico de viagem, informou o governo paulista Imagem: Foto: Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas

Do UOL, em São Paulo

05/02/2022 13h34

Nas últimas semanas foram identificados dois casos do subtipo BA.2 da variante ômicron no estado de São Paulo, informou neste sábado a Secretaria de Saúde do governo paulista. As amostras analisadas com as confirmações foram verificadas em Sorocaba e em Guarulhos e são casos leves, sem histórico de viagem.

O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo informou que o balanço atualizado aponta 551 casos da variante ômicron, todos com resultado de sequenciamento genético e investigação epidemiológica.

Mais cedo, o ministério da Saúde informou que, até o momento, a pasta foi notificada de cinco casos da linhagem BA.2 da variante de preocupação (VOC) Ômicron no país. São dois no estado de São Paulo, dois no Rio de Janeiro e mais um em Santa Catarina.

A confirmação de uma variante em São Paulo ocorre por meio de sequenciamento genético, um instrumento de vigilância, ou seja, de monitoramento do cenário epidemiológico, que não deve ser confundido com diagnóstico, este sim de caráter individual.

"Portanto, não é necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante. As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que segue obrigatório em SP; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra a Covid", informou em nota a secretaria de Saúde do governo paulista.

Saúde