Luana Araújo: É prematuro desobrigar uso de máscara em ambientes fechados
A infectologista Luana Araújo disse nesta segunda-feira (14) que ainda está muito cedo para retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados aqui no país. Em entrevista ao UOL News, ela afirmou que isso pode acontecer daqui a pouco, mas não é o momento ainda.
"Não temos nenhum local do país com uma cobertura vacinal suficientemente avançada, especialmente nas populações mais vulneráveis, que permita [retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras] de maneira generalizada sem afetar as pessoas mais suscetíveis", avaliou ela.
Questionada sobre o que acha de algumas capitais, como São Paulo, desobrigar o uso do item de proteção em lugares abertos, a infectologista explicou que transmissibilidade da covid-19 em ambientes abertos é muito menor que em ambientes fechados.
"Em lugares abertos há uma renovação do ar, que permite que as partículas sejam jogadas para outros lugares que não necessariamente sobre as pessoas. O que é bastante diferente de ambientes fechados, já partículas ficam suspensas no ar, com muito mais facilidade de contaminar as pessoas", esclareceu.
Mas Luana lembrou que o ideal é continuar mantendo o distanciamento entre as pessoas mesmo em lugares abertos.
Na semana passada, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a desobrigação do uso de máscara de proteção contra covid-19 em ambientes abertos em todo o estado.
O uso continua obrigatório em ambientes fechados, como: salas de aula, transporte público, escritórios, cinemas e teatros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.