São Paulo antecipa vacinação contra gripe para domingo; veja datas
O governo de São Paulo antecipou o calendário de vacinação no estado para o próximo domingo (27), com início para idosos acima de 80 anos.
No domingo, também haverá mutirão de vacinação contra a covid-19 para crianças e aplicação das doses de reforço. Segundo a Secretaria de Saúde, adultos podem tomar as duas vacinas simultaneamente.
Até então, o plano para início da vacinação contra a influenza estava previsto para o fim de abril. Veja as datas:
- 27 de março (domingo): Idosos a partir de 80 anos
- 4 de abril: Idosos a partir de 60 anos
- 2 de maio: Crianças acima de 6 meses e menores de 5 anos; gestantes e puérperas
- 9 de maio: Indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades
- 16 de maio: forças de segurança, salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, população privada de liberdade e jovens sob medida socioeducativa
Segundo a Secretaria de Saúde, não é preciso que haja uma janela entre a vacinação contra a influenza e as doses contra a covid-19, como ocorria no início da campanha de imunização, no ano passado.
"A recomendação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] mudou. Os adultos podem sim tomar as duas doses simultaneamente. Ou seja, os idosos que vão fazer a quarta dose de reforço podem, sim, tomar também a da gripe", afirmou Regiane de Paula, coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização).
Mutirão contra a covid-19
O governo também anunciou um mutirão para aplicação da vacina contra a covid-19 para domingo.
Além da aplicação da quarta dose, o estado pretende estimular e acelerar a em especial a vacinação infantil.
"Neste domingo, das 7h até 19h teremos 5 mil unidades básicas de saúde nos 645 municípios do estado de São Paulo vacinando a população, principalmente as crianças de 5 a 11 anos", anunciou o governador João Doria (PSDB).
Segundo a secretaria, 800 mil crianças estão com a segunda dose atrasada: 75% do público infantil já tomou a primeira dose no estado, mas apenas 34% completou a o ciclo vacinal.
"Uma pesquisa da Fundação Seade apontou que 34% dos pais e responsáveis afirmaram que não levaram os filhos para vacinar por falta de tempo", informou o governo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.