Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Cidade de SP começa a aplicar 4ª dose de vacina em 70+ na terça

Dos 556 mil idosos com mais de 70 anos que residem na capital paulista, 450.347 estão elegíveis no momento para receber a quarta dose da vacina - iStock
Dos 556 mil idosos com mais de 70 anos que residem na capital paulista, 450.347 estão elegíveis no momento para receber a quarta dose da vacina Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

22/03/2022 13h23Atualizada em 22/03/2022 15h32

A Prefeitura de São Paulo começará a vacinar idosos de 70 anos ou mais com a quarta dose contra a covid-19 na próxima terça-feira (29). Para receber a aplicação, esse grupo deve ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Segundo a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), a imunização acontecerá em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas, que funcionam das 7h às 19h, além dos megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h.

Além da vacinação nos postos, a Atenção Básica, por meio da ESF (Estratégia Saúde da Família), vai imunizar os idosos nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência) e em domicílio para acamados e impossibilitados de se locomoverem até as unidades.

Dos 556 mil idosos com mais de 70 anos que residem na capital paulista, 450.347 estão elegíveis no momento para receber a quarta dose da vacina. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação, preferencialmente CPF ou cartão do SUS, além da carteirinha com o registro das doses recebidas anteriormente.

Desde a última sexta-feira (18), a SMS está vacinando os idosos a partir de 80 anos com a quarta dose. Já foram aplicadas 23.153 segundas doses adicionais nesse público.

Ministério da Saúde deve indicar 4ª dose a idosos com mais de 80 nesta semana

O Ministério da Saúde deve recomendar a quarta dose para idosos com 80 anos ou mais ainda nesta semana. Alguns estados já estão adotando por conta própria a nova dose adicional.

A quarta dose já vinha sendo estudada pela pasta. Em fevereiro, entretanto, a Saúde não recomendou a quarta dose por entender que ainda não havia dados científicos que comprovassem a sua necessidade.

Segundo pessoas que acompanham as discussões, falta ainda a análise de um estudo sobre o tema.

O Ministério da Saúde já recomenda a aplicação de quarta dose da vacina da covid-19 em pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos.