Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Máscaras em ambientes fechados deixam de ser obrigatórias no PR

Máscaras deixam de ser obrigatórias em ambientes fechados no Paraná - Mika Baumeister via Unsplash
Máscaras deixam de ser obrigatórias em ambientes fechados no Paraná Imagem: Mika Baumeister via Unsplash

Do UOL, em São Paulo

29/03/2022 19h33

No ritmo de outros estados e municípios, o Paraná desobrigou hoje o uso de máscaras contra a Covid-19 em ambientes fechados. A decisão foi tomada através de um novo decreto, assinado pelo governador Ratinho Junior (PSD) - de maneira a revogar as diretrizes de decretos anteriores, que não permitiam a circulação sem máscara.

A desobrigação já está em pleno efeito, desde o momento de sua assinatura, e dá liberdade à Secretaria de Estado da Saúde para fazer as regulamentações de espaços internos específicos, como transportes públicos e espaços de saúde, mas tudo com caráter de recomendação.

O novo decreto vem 23 meses após a instituição da obrigatoriedade das máscaras, ou, como o próprio Ratinho Junior expressou, "quase dois anos". Porém, além disso, a diretriz também é uma atualização da flexibilização anterior, que havia liberado as máscaras em espaços abertos.

"Quase dois anos após a implementação da regra das máscaras, finalmente chegamos ao momento que podemos tirar a imposição do uso das máscaras também em ambientes fechados. Essa conquista só foi possível porque o paranaense aderiu em massa a nossa campanha de imunização e também sempre respeitou as medidas sanitárias nos momentos mais críticas. É uma conquista de todos os paranaenses", comemorou o governador.

Atualmente, o estado da região Sul apresenta 80% de cobertura vacinal e quatro milhões de pessoas com a dose adicional da vacina contra Covid-19. Junto a isso, o Paraná assistiu a uma queda de 54% no número de casos, em comparação a duas semanas atrás.