Anvisa recomenda máscaras e distanciamento contra varíola dos macacos
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou ontem medidas de proteção à saúde para evitar a transmissão da varíola dos macacos. Segundo a agência, o distanciamento físico e o uso de máscaras devem ser adotados sempre que possível.
"Considerando-se as formas de transmissão da varíola dos macacos, a Anvisa reforça a importância das medidas de proteção à saúde a serem adotadas em aeroportos e aeronaves", diz a Anvisa em nota.
"Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a covid-19, mas também contra outras doenças."
As medidas são as mesmas adotadas para evitar a transmissão do novo coronavírus.
A Anvisa mantém-se alerta e vigilante quanto ao cenário epidemiológico nacional e internacional, acompanhando os dados disponíveis e a evolução da doença, a fim de que possa ajustar as medidas sanitárias oportunamente, caso seja necessário à proteção da saúde da população.
Comunicado da Anvisa
Varíola dos macacos no mundo
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), regiões não endêmicas já confirmaram mais de 130 casos da doença. Há outros 106 casos em investigação.
Embora o surto seja incomum, ele pode ser contido e limitado, disse a OMS, que está convocando mais reuniões para apoiar os Estados-membros com mais conselhos sobre como lidar com a situação.
Ainda não houve nenhum caso identificado no Brasil, mas especialistas apontam que isso pode acontecer em breve. O vírus da varíola dos macacos foi identificado em um brasileiro de 26 anos que estava na Alemanha e tinha passado por Portugal e Espanha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.