Topo

Esse conteúdo é antigo

Argentina diz que bactéria legionella é causa de surto de pneumonia

Quatro pessoas já morreram da doença no país - iStock
Quatro pessoas já morreram da doença no país Imagem: iStock

Do UOL*, em São Paulo

03/09/2022 16h32Atualizada em 03/09/2022 17h58

O Ministério da Saúde da Argentina informou que a causa do surto de pneumonia que já matou quatro pessoas no país é a bactéria legionella. A OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a monitorar os casos em um hospital da província de Tucumán, na Argentina.

"O agente etiológico causador do surto de pneumonia bilateral é legionella", disse a ministra da Saúde, Carla Vizzotti, em entrevista coletiva.

Até este sábado (3) eram pelo menos 11 pacientes infectados. Os pacientes continuam em tratamento intensivo ou isoladas em suas casas, 1.300 km ao norte da capital argentina.

Essa bactéria provoca a doença do legionário - um tipo de pneumonia rara e muito grave, que provoca febre e infecção pulmonar aguda. Os sintomas incluem febre, dores musculares e abdominais, diarreia e falta de ar.

Os casos estão ligados à clínica privada Luz Médica, na cidade de San Miguel de Tucumán, no noroeste do país, segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), escritório regional da OMS. Os primeiros pacientes apresentaram sintomas entre 18 e 22 de agosto.

As bactérias Legionella são geralmente encontradas em ambientes de água doce, como lagos e riachos. Elas podem causar o que é conhecido como doença do legionário, um tipo muito grave de pneumonia atípica com sintomas de febre e infecção pulmonar aguda.

A maior fonte de contágio são as fontes e sistemas de água em grandes edifícios, hospitais ou hotéis.

* Com informações das agências AFP e Deutsche Welle