90% da população mundial tem alguma imunidade contra covid, diz OMS
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 90% da população do mundo está com imunidade de algum nível contra a covid-19. A organização fez a declaração hoje (02), mas ponderou que novas variantes podem surgir.
O alto nível de imunidade à doença se dá tanto pelo número de vacinados, como o de infectados, quando não as duas coisas em simultâneo.
"Estamos muito mais perto de poder dizer que a fase de emergência da pandemia terminou, mas ainda não chegamos lá", afirmou Tedros Adhanom, chefe da entidade, em coletiva de imprensa.
Para ele, a redução de vigilância dos contágios, redução dos testes, das pesquisas de sequenciamento e na vacinação criam condições "perfeitas" para o surgimento de uma nova variante com maior mortalidade do que com relação à ômicron.
Tedros lembrou que o número de subvariantes da ômicron já supera 500 e que todas são mais transmissíveis, algumas das quais escapam mais facilmente da imunidade.
Semana passada, a OMS calculou mais de 8.500 mortes por covid-19, o que o diretor-geral da organização classificou como "não aceitável", principalmente porque já se passaram três anos com o vírus em circulação e já existem ferramentas para prevenir infecções e salvar vidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.