Saúde amplia vacina da Pfizer para todas as crianças 6 meses a 4 anos
O Ministério da Saúde ampliou o uso da vacina Pfizer Baby contra a covid-19 para todas as crianças entre 6 meses e 4 anos. Antes, o imunizante era liberado apenas para o público entre 6 meses e 2 anos e 11 meses, com alguma comorbidade.
Vacinação
- O uso da vacina deve seguir priorizando crianças com comorbidades,
- Para as crianças sem comorbidades, o imunizante será aplicado de acordo com a faixa etária
A nota ressalta os casos de covid-19 entre as crianças desta faixa etária, e a incidência de mortalidade dos bebês com menos de um ano. O texto também reforça a eficácia e segurança da vacina.
Sabe-se que o risco de casos graves pela covid-19 diminui conforme a redução da faixa etária, no entanto, o risco de agravamento aumenta em crianças menores de 2 anos de idade, notando-se que esta população teve a incidência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) pela covid-19 e a taxa de mortalidade pela doença superiores à população de 5 a 19 anos de idade
Nota técnica do Ministério da Saúde
A vacina já havia sido aprovada para todos desta faixa etária pela Anvisa em setembro (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas aguardava decisão da Saúde para a incorporação do imunizante para o grupo.
O tema foi analisado pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) e teve parecer favorável ainda no início de dezembro. A nova recomendação saiu em uma nota técnica, assinada no dia 23 pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.