Conteúdo publicado há 1 mês

Dengue: São Paulo registra 60 mortes e mais de 195 mil casos em 2024

O estado de São Paulo chegou a 60 óbitos por dengue e mais de 195.687 casos da doença este ano. Os números foram divulgados nesta terça-feira (12).

Entenda

Além das 60 mortes confirmadas, 154 estão em investigação em São Paulo. Os dados são do painel de monitoramento da dengue da Secretaria Estadual de Saúde.

Mulheres concentram maior número de óbitos. Segundo os dados, 34 mulheres perderam a vida para a doença, o que representa 57% do total. Enquanto, os homens representam 43% dos casos (26 mortes).

A capital paulista e 32 municípios já registraram mortes pela doença. Confira todas as cidades: São Paulo (8), Guarulhos (5), Taubaté (4), Perderneiras (4), Pindamonhangaba (4), Marília (3), Campinas (3), Franca (2), Ribeirão Preto (2), Jacareí (2), Bariri (2), Matão (1), Bebedouro (1), Bauru (1), Boracéia (1), Botucatu (1), Bragança Paulista (1), Santo Antônio de Posse (1), Mairiporã (1), Suzano (1), Rio Claro (1), Iguape (1), Ilha Comprida (1), Batatais (1), Serrana (1), Mauá (1), Espírito Santo do Pinhal (1), Itajobi (1), Parisi (1), Votuporanga (1), São José dos Campos (1) e Tremembé (1).

Estado tem 195.817 casos confirmados de dengue em 2024. Desses casos, 2.501 eram casos com sinal de alarme e 235 eram casos graves.

O governo do estado decretou estado de emergência para a dengue na última terça-feira (5). Além de São Paulo, outras oito unidades da Federação tem decreto emergência para a doença: Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amapá e Distrito Federal.

Como combater a dengue?

A dengue é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, por isso a principal forma de combatê-la é impedir a proliferação do vetor e destruir seus criadouros, segundo a matéria VivaBem.

Depósitos de água parada e limpa são o local preferido das fêmeas do Aedes para depositar os ovos. Portanto, é importante eliminar a água parada de recipientes como pratos de vasos de planta, garrafas, pneus, calhas. Outra medida é realizar a limpeza regular da caixa d'água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada.

Continua após a publicidade

Vacinação. O Ministério da Saúde selecionou 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde em fevereiro. O público-alvo inicial da imunização são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue.

Ela pode ser aplicada tanto em quem já teve a doença quanto em quem nunca foi diagnosticado. Veja aqui os municípios que estão recebendo a vacina.

Deixe seu comentário

Só para assinantes