Topo

Brasileira fica em quinto lugar no Miss Mundo e se torna Rainha das Américas

Mariana Notarangelo (à direita), levou o título de rainha continental das Américas - Henrique Fontes/Divulgação
Mariana Notarangelo (à direita), levou o título de rainha continental das Américas Imagem: Henrique Fontes/Divulgação

Fábio Luís de Paula

Do UOL em São Paulo

18/08/2012 15h01Atualizada em 18/08/2012 15h36

Foi por um triz que o Brasil não levou a coroa de Miss Mundo 2012. A brasileira Mariana Notarangelo, 22, fez bonito: levou o título de rainha continental das Américas e ficou em quinto lugar na disputa. A 62ª edição do concurso aconteceu neste sábado (18), na cidade de Ordos, na China, e foi transmitida ao vivo pelo UOL --com exclusividade para a internet brasileira.

A vencedora foi a miss China Wen Xia Yu, 23 (rainha da Ásia e Pacífico), que recebeu a coroa da miss Mundo 2011, Ivian Sarcos, da Venezuela. A estudante de música é a segunda chinesa a vencer a competição. Em 2007, sua conterrânea Zhang Zilin foi a escolhida.

Em segundo lugar ficou a miss País de Gales, Sophie Moulds, 19 (rainha da Europa), seguida pela miss Austrália, Jessica Kahawaty, 23, em terceiro. Mariana ficou entre as sete finalistas, ao lado das representantes do Sudão do Sul (4º lugar e rainha da África), Jamaica (6º lugar e rainha do Caribe) e Índia (7º lugar).

"Se eu for a nova Miss Mundo, vou fazer de tudo para usar minha beleza para ajudar causas humanitárias. Desde criança, sempre sonhei em ajudar a salvar vidas", disse a brasileira Mariana aos jurados, em sua vez de falar por que ela gostaria de ser eleita a nova Miss Mundo. Ela foi apresentada no palco como uma estudante de medicina cujos hobbies são "nadar" e "cantar".

 

Provas e pontos

TEM ALGUMA PREFERIDA?

  • Arte UOL

    Que candidata a Miss Mundo 2012 é a mais bela?

O Miss Mundo se baseia em um sistema de pontos para definir sua vencedora. As misses com pontuações mais altas foram classificadas para a semifinal. Cada país começou com a nota zero e o quadro foi sendo atualizado conforme a divulgação dos primeiros resultados no certame.

Quando anunciada no Top 15, Mariana estava em 9º lugar no quadro, com 252 pontos. Ela largou em 5º lugar, com 162 pontos, mas caiu após a divulgação dos primeiros resultados.

O concurso deste ano repetiu o formato do ano passado: das 116 concorrentes, apenas 30 avançaram à fase seguinte. Destas, 15 seguiram para a semifinal e apenas sete foram chamadas como finalistas.

A última prova apresentada antes da final foi a de "Beleza com Propósito". A vencedora foi a miss Índia, que desenvolveu um trabalho com uma escola de Mumbai.

Antes disso, a miss China foi anunciada como vencedora do desafio de talentos. Outros resultados foram as provas de Top Model (ganhou a miss Sudão do Sul), moda praia (País de Gales) e miss multimídia (Índia).

Na prova de esportes, levou a melhor a miss Suécia, Sanna Jinnedal, 19.

Também foram veiculados trechos das entrevistas que os jurados fizeram com as 116 meninas. "Fizemos muitas horas de entrevistas e o que mais me impressionou nessas moças foi que elas querem mostrar que são sérias e que podem e conseguem ajudar o próximo", disse a CEO do Miss Mundo, Julia Morley.

Nossa Miss também apareceu: "Quero chegar longe, fazer coisas diferentes e ajudar as pessoas", disse Mariana em trecho de sua entrevista.

A linda Mariana Notarangelo, estudante de medicina de Duque de Caxias (RJ), tinha a tarefa de tentar quebrar o longo jejum brasileiro, que já dura décadas! O Brasil venceu o certame uma única vez: em 1971, quando Lúcia Petterle, eleita pela Guanabara, ganhou a disputa realizada em Londres.

Ziriguidum

Em entrevista exclusiva ao UOL ontem (17), Mariana, que é fã da presidente Dilma, disse que durante sua temporada na China não gostou muito da culinária local e que ficou bastante amiga da representante de Angola no concurso.

Sobre o segredo de seu sucesso, ela apostou no "ziriguidum". "Ah, acho que é o jeitinho brasileiro, nosso ziriguidum! Onde quer que a gente vá, parece que as pessoas têm um carinho especial só por sermos do Brasil, e isso é muito legal."

Curiosidades

Eterno estudioso da alma humana, da civilização contemporânea e, principalmente, dos concursos de beleza, o Editor do UOL Tabloide observou algumas curiosidades sobre esta edição do Miss Mundo.

Por exemplo: três países disputaram, pela primeira vez, o Miss Mundo... São eles os africanos Gabão (representado pela linda Marie-Noëlle Ada), Guiné Equatorial (Jennifer Riveiro Ilende) e Sudão do Sul (Atong Demach).

Três das misses eram menores de idade: a argentina Josefina Herrero, a austríaca Amina Dagi e a hondurenha Jennifer Valle. Por outro lado, as mais experientes eram a cazaque Evgeniya Klishina; a dinamarquesa Iris Thomsen e Winnie Sin, de Macau.

E 25 centímetros separaram a miss mais baixa da mais alta: Karisa Sukamto, de Cingapura, tem 1,60 metro, contra 1,85 metro da linda representante turca, que atende pelo quase impronunciável nome de Açalya Samyeli Danoglu.

Prepare-se! O Miss Mundo 2013 será realizado em Jacarta, na Indonésia, em setembro do ano que vem.