Topo

"General" do Miss Brasil é linha dura, mas sem perder a ternura

Fabrício Calado

Do UOL, em Fortaleza

27/09/2012 06h55

Diz a internet que é de Nietzsche, o feio, a autoria da frase "não há beleza sem crueldade". O Editor do UOL Tabloide, que também é bastante feio, concorda com a frase. E Paola Crosara, 28, que não é feia, a incorpora. 

Atriz e coreógrafa, Paola é a "general" do Miss Brasil 2012, e tem como missão evitar que as 27 candidatas do concurso façam feio no desfile de sábado (29), noite da final.

Com apenas 1,58 m e um jeito mezzo linha dura e mezzo mãezona, ela conduz as bonitas com rédea curta, na base do morde-e-assopra durante os ensaios. Cada elogio vem precedido de um puxão de orelha.

Senão, vejamos algumas frases pinçadas de um dia de ensaios. (Obs: ajuda mentalizar essas frases em um tom de berro, como foram ditas originalmente)

"Quero as próximas cinco colocadas aqui agora, ricas!"

"Vocês estão me ouvindo?"

"Cadê aquele bonitinho? Isso, você. Faz aquela firula sua."

"CADÊ O BARCO QUE EU PEDI PRA TRAZER PRO PALCO?"

"Gente, vamos fazer muito bem-feito dessa vez, pra ser a última? Se não, vamos repetir mais 12 vezes", diz ela, ao fim de um dia de mais de cinco horas de ensaios. Com Paola, nunca está claro se ela fala meio sério ou meio brincando. Muito provavelmente, é os dois. 

Ela, por ela

Segundo a "general", o jeito meio brabo a acompanha desde sempre. Ela acredita que o aprimorou na TV, onde trabalha. A coreógrafa é a responsável pelos passos do quadro "Dança Gatinho", que ampliou a fama do apresentador Rodrigo Faro.

"Como eu trabalho com TV, nunca tenho tempo pra preparar as coreografias, todo dia tenho de cuidar de uma. Acho que meu jeito vem daí", diz ela. Nos bastidores do programa, Paola é conhecida como a "mãezona". Ela se explica, aos risos: "é que mãe é aquela que cuida, mas sem deixar de puxar a orelha, né?"

O coreógrafo americano Michael Schwandt, responsável por preparar a dança das candidatas a miss Brasil 2012, chegou a Paola por indicação de amigos. Pelo que ela diz, e o que se vê no palco, a química entre os dois é boa, e ele dá a ela liberdade. É a primeira parceria internacional de Paola, além de ser sua estreia em um concurso de miss.

"Eu sempre faço linha de shows, já tive de cuidar da direção de arte de shows inteiros", afirma ela. Para o Miss Brasil 2012, Paola diz que preferiu criar o espetáculo todo do zero, em vez de buscar referências em outros shows.

E agora, ela fala o que acha da... Bom, esta matéria, feita durante os 15 minutos que Paola parou para comer, foi interrompida porque ela acaba de sair correndo, gritando com alguém sobre um detalhe da produção. Voltaremos a qualquer momento breve, se ela conseguir atender o UOL Tabloide.