Topo

Mitt Romney tenta chamar atenção em meio a preocupações com tempestade Isaac

27/08/2012 18h26

TAMPA, EUA, 27 Ago 2012 (AFP) -Os milhões de dólares para realizar a 40ª Convenção do Partido Republicano não foram suficientes para que o candidato Mitt Romney atraia a atenção que deseja nos Estados Unidos, pois, mesmo que o ciclone Isaac não arruíne sua festa na Flórida, levará as câmeras para Louisiana.

A pomposa abertura da convenção que estava prevista há meses, foi reduzida a uma sessão simbólica de cinco minutos, com importantes ausências, depois da qual foi anunciada sua suspensão até terça-feira, como era esperado desde o fim de semana por causa do avanço do ciclone Isaac pelo Golfo de México, em direção à Louisiana (sul), depois de deixar 19 mortos e 6 desaparecidos no Haiti.

Enquanto a equipe de campanha de Romney insiste que a partir de terça-feira "será realizada uma grande convenção", a mídia está concentrada em acompanhar o trajeto do Isaac, principalmente as operações de prevenção em Nova Orleans, a cidade do jazz de Louisiana, arrasada pelo furacão Katrina, no dia 29 de agosto de 2005.

"Acompanhamos de perto a trajetória da tempestade Isaac", disse na manhã desta segunda-feira aos repórteres, Russ Schriefer, porta-voz da campanha de Romney, insistindo que farão tudo o que for possível para cumprir as atividades até quinta-feira.

Segundo Schriefer, não houve um cancelamento em grande escala dos participantes da convenção e, sem dar números precisos, disse que a maioria dos 4.400 delegados dos 50 estados que votam nesse tipo de convenção para oficializar a nomeação do candidato conseguiu chegar à cidade de Tampa.

Nesta segunda-feira, Romney estava em New Hampshire (leste dos Estados Unidos), onde, ao ser consultado sobre os preparativos para a convenção, disse: "Meu discurso me agrada. Gosto muito do discurso de Ann. Nossos filhos já estão em Tampa e eles dizem que está tudo muito bem, com grandes amigos. Vamos em frente e teremos uma grande convenção".

O mau tempo não animou os manifestantes e apenas cerca de 200 atenderam ao convite dos organizadores de um protesto contra os republicanos que esperava contar com milhares de pessoas, às vésperas da convenção.

"Viemos denunciar a agenda contrária aos imigrantes dos republicanos. Só fizeram leis contra os imigrantes no Arizona (oeste) ou no Alabama" (sul), disse à AFP Carlos Montes, da Coalizão de Imigração da Califórnia, um dos 200 manifestantes que protestaram contra o programa dos republicanos nas áreas de economia, saúde, direitos dos homossexuais e aborto.

A dez semanas da eleição presidencial de 6 de novembro, uma pesquisa do Washington Post/ABC News revelou nesta segunda-feira que o presidente Barack Obama e Romney estão cada vez mais próximos nas intenções de voto, apesar de o republicano ter superado por um ponto o atual presidente, com 47% contra 46% para o democrata, que busca a reeleição.

Contudo, Obama mantém uma sólida vantagem sobre Romney entre o eleitorado hispânico, alcançando 65% contra 26% do republicano, segundo uma pesquisa da empresa Latino Decisions, divulgada também nesta segunda-feira.

"Acredito que temos tempo para passar a mensagem que Paul Ryan e Mitt Romney trazem sobre a criação de oportunidades, que é realmente atraente para as pessoas" da comunidade hispânica, disse o governador de New Hampshire, John Sununu, em uma coletiva de imprensa concedida à imprensa hispânica em Tampa.

Romney precisa de um incentivo da imprensa nesta convenção afetada pelo Isaac, depois de enfrentar várias polêmicas nas últimas semanas, como a nomeação de Paul Ryan horas antes do encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, que não permitiu que ganhasse um bom número de pontos nas pesquisas.

Em seguida, enfrentou dificuldades na imprensa depois dos comentários de Todd Akin, um congressista republicano candidato ao Senado em Missouri, que sugeriu que era raro um "estupro verdadeiro" terminar em gravidez.

Agora alguns governadores republicanos do sudeste americano que o apoiam e que defendem as posturas ultraconservadoras do movimento Tea Party, como Bob Jindal de Louisiana e Rick Scotta da Flórida, cancelaram suas participações na convenção depois que o estado de emergência em seus estados foi decretado por causa da tempestade Isaac.

Ann Romney, esposa do candidato, realizará o primeiro discurso importante da convenção, diante dos militantes no Times Forum, na baía de Tampa, durante o qual ressaltará as qualidades do milionário ex-governador de Massachusetts (nordeste), que promete colocar os Estados Unidos nos trilhos rumo à recuperação econômica.