Chefe da diplomacia europeia destaca necessidade de unidade após Brexit

Bruxelas, 26 Jun 2016 (AFP) - A decisão do Reino Unido de sair da União Europeia (UE) reforça a necessidade de unidade do bloco ante as crises ao redor do mundo, afirmou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

"O objetivo e a própria existência de nossa União têm sido questionados. Nossos cidadãos e o mundo precisam, no entanto, de uma União Europeia forte, como nunca até agora", advertiu Mogherini no relatório "Estratégia Global da UE".

O documento será apresentado aos chefes de Estado e de Governo da UE na reunião de terça-feira e quarta-feira em Bruxelas, um encontro que abordará as consequências do Brexit.

"Nestes tempos difíceis, uma União forte é uma União que define uma estratégia, que compartilha uma visão e atua em consequência", explica no documento a Alta Representante para Assuntos Exteriores e Política de Segurança da UE.

"Isto é inclusive mais verdadeiro depois do referendo britânico", destaca.

O Reino Unido, com direito a veto no Conselho de Segurança da ONU e um exército que pode ser deslocado ao exterior e possui armas nucleares, é um dos atores cruciais da política de segurança europeia.

No relatório, Mogherini destaca "a ambição de uma autonomia estratégica para a União Europeia, necessária para promover os interesses comuns de nossos cidadãos, assim como de nossos princípios e valores".

bmm-agr/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos