França descarta acordo de livre comércio entre UE e EUA

Belleville-sur-Mer, França, 26 Jun 2016 (AFP) - O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, afirmou neste domingo que "não pode haver acordo" de livre comércio entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, porque a negociação "não está indo na direção certa".

"A partir de agora, nenhum acordo de livre comércio deve ser concluído se não respeitar os interesse da União. A Europa tem que se manter firme. A França vai velar por isso. E os digo sinceramente: não pode haver acordo de tratado transatlântico. Este acordo não está indo na direção certa", disse o primeiro-ministro ante militantes do Partido Socialista.

A Parceria Transatlântica de Livre Comércio e Investimento (TTIP) "imporia (...) uma visão que não só beneficia os populismos, mas que também seria ruim para a nossa economia", completou Valls.

Os Estados Unidos e a UE negociam desde 2013 um amplo acordo que eliminaria as barreiras alfandegárias e regulamentárias entre as duas partes, mas encontram fortes resistência em ambos os lados do Atlântico, principalmente devido ao impacto que o acordo poderia ter na agricultura e no meio ambiente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos