"Ainda estou viva", brinca a rainha Elizabeth II após o Brexit

Londres, 28 Jun 2016 (AFP) - "Eu ainda estou viva, em todo caso", brincou a rainha Elizabeth II em sua primeira aparição pública depois da decisão dos britânicos de sair da União Europeia (UE).

A rainha fez o comentário na segunda-feira, durante uma visita de dois dias à Irlanda do Norte, após uma semana muito agitada o Reino Unido.

"Olá, está bem?", perguntou o vice-primeiro-ministro norte-irlandês, Martin McGuinness, ao estender a mão à monarca diante das câmeras.

"Eu ainda estou viva, em todo caso", respondeu a rainha, que completou 90 anos em abril.

"Nós estivemos muito ocupados. Aconteceram muitas coisas", disse.

Não ficou claro se a rainha fez comentários sobre os eventos políticos na Grã-Bretanha ou às duas celebrações recentes de seu aniversário.

Ao contrário do referendo sobre a independência da Escócia em 2014, Elizabeth II não comentou de maneira oficial o resultado da consulta popular de quinta-feira passada, que terminou com a vitória do Brexit (a saída do Reino Unido da UE).

"Nós falamos sobre muitas coisas, mas eu não vou falar sobre nenhuma deles com vocês", disse Martin McGuinness, ex-integrante do Exército Republicano Irlandês (IRA).

A rainha permanece neutra no plano político, de acordo com seu dever de chefe de Estado reservada.

Durante a campanha do referendo, o tabloide The Sun recebeu uma advertência do órgão que regulamenta a imprensa britânica, depois que o jornal afirmou que a rainha seria favorável ao Brexit.

"Não entendo a Europa", teria declarado a monarca, de acordo com o tabloide, a um parlamentar há alguns anos no Palácio de Buckingham.

O palácio negou a informação, que chamou de "fofoca".

nol-jk/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos