Topo

Ministra britânica Theresa May anuncia candidatura a suceder David Cameron

30/06/2016 06h06

Londres, 30 Jun 2016 (AFP) - A ministra do Interior britânica, Theresa May, favorita a suceder David Cameron, oficializou nesta quinta-feira sua candidatura a líder do Partido Conservador e primeira-ministra.

"Reuni vocês aqui para anunciar minha candidatura", disse May em um ato em Londres, garantindo que é a pessoa ideal para "unir e governar no melhor interesse" do Reino Unido após a vitória do Brexit no referendo sobre a União Europeia de 23 de junho.

May prometeu que, se vencer, não adiantará as eleições legislativas, previstas para 2020, e esperará o próximo ano para ativar o artigo 50 dos tratados europeus para romper com a UE.

A ministra, de 59 anos e no governo desde 2010, também disse que não há volta na decisão de romper com a UE: "Brexit significa Brexit", afirmou.

May competirá, entre outros, com o ministro da Justiça, Michael Gove, e todos os olhares agora estão voltados para Boris Johnson, ex-prefeito de Londres e principal rosto da campanha Brexit, que deverá anunciar sua candidatura antes do meio-dia local, quando o prazo é encerrado.

Como há mais de um candidato, os deputados elegerão dois finalistas. Ambos serão, então, submetidos ao voto dos 150.000 afiliados. No dia 9 de setembro será conhecido o novo líder conservador e primeiro-ministro.