Topo

Clinton ataca Trump por tuíte 'antissemita'

05/07/2016 00h40

Washington, 5 Jul 2016 (AFP) - A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, atacou nesta segunda-feira seu adversário republicano, Donald Trump, por ter publicado no sábado um tuíte "descaradamente antissemita".

Clinton se referia ao tuíte de Trump que incluía uma estrela de seis pontas e acusava a ex-secretária de Estado de estar corrompida.

A estrela, considerada um símbolo judaico sob o nome de estrela de David, mas também utilizada pela maçonaria, aparece em vermelho no tuíte sobre várias notas de 100 dólares, sob a frase "Most Corrupt Candidate Ever!" ("A candidata mais corrupta de todos os tempos!").

"O uso por Donald Trump de uma imagem descaradamente antissemita em sites racistas para promover sua campanha pode ser ruim, mas o fato de ser parte de um padrão de conduta deve preocupar particularmente os eleitores", disse Clinton a jornalistas.

Trump respondeu chamando de "desonestos" os meios de comunicação por dizer que se tratava de uma estrela de David, quando na realidade era apenas "uma estrela como outra qualquer...".

O magnata apagou posteriormente o tuíte e o substituiu por outro com um círculo no lugar da estrela.

wat-grf/lr