Rebeldes lançam ofensiva contra bairros governamentais de Aleppo

Alepo, Síria, 11 Jul 2016 (AFP) - Grupos rebeldes sírios lançaram nesta segunda-feira uma grande ofensiva contra as tropas governamentais em Aleppo, norte da Síria, depois que o exército bloqueou a única via de abastecimento.

"Os rebeldes lançaram uma grande ofensiva em quatro frentes contra as forças do regime em Aleppo, particularmente na Cidade Velha", afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Há violentos combates, mas os rebeldes não avançaram devido aos intensos bombardeios aéreos do regime nas zonas de combates", acrescentou.

Aleppo, segunda cidade do país, está dividida desde 2012 em bairros do oeste, nas mãos do exército sírio, e bairros do leste, controlados pelos rebeldes.

As forças governamentais bloquearam no fim de semana passado a rota do Castello, último eixo de abastecimento dos bairros rebeles, onde 200.000 pessoas vivem.

Os rebeldes dispararam 300 foguetes contra o setor ocidental de Aleppo, provocando a morte de ao menos 5 pessoas, disse o OSDH.

Por sua vez, a televisão estatal síria disse que "oito civis morreram e 80 foram feridos no ataque terrorista contra bairros residenciais de Aleppo".

str-rh/mer/tp.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos