Chefe do Pentágono visita o Afeganistão

Bagram, Afeganistão, 12 Jul 2016 (AFP) - O secretário americano de Defesa, Ashton Carter, desembarcou nesta terça-feira no Afeganistão para uma reunião com o presidente Ashraf Ghani, um dia depois da decisão da Otan e dos Estados Unidos de manter sua presença militar no país.

A viagem de Carter permaneceu em sigilo até seu desembarque esta manhã na base americana de Bagram, a 50 km de Cabul, de onde seguirá para a capital afegã para a reunião com Ghani.

Ashton Carter, que no fim de semana passado estava em Varsóvia, para a reunião de cúpula da Otan, chegou ao Afeganistão procedente de Bagdá, onde anunciou o envio de 560 militares adicionais ao Iraque para lutar contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Na segunda-feira, o presidente Barack Obama anunciou que os Estados Unidos decidiram manter 8.400 soldados americanos no Afeganistão até o fim de seu mandato, em janeiro de 2017.

A princípio, o atual contingente americano de 9.800 homens seria reduzido a 5.500.

Obama havia prometido durante a campanha eleitoral de sua primeira eleição acabar com a presença militar americano no Iraque e Afeganistão, promessa que não conseguiu cumprir.

As forças americanas presentes no Afeganistão, como parte da operação "Resolute Support" da Otan, têm como missão formar as tropas afegãs e colaborar na luta contra o terrorismo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos