Sanders dá apoio a Hillary nas eleições dos EUA

Portsmouth, Estados Unidos, 12 Jul 2016 (AFP) - O senador democrata Bernie Sanders deu nesta terça-feira seu apoio à candidata presidencial de seu partido, Hillary Clinton, dizendo que fará todo o possível para que ela chegue à Casa Branca.

Hillary "venceu a primária democrata e a felicito por isso", disse Sanders em um ato eleitoral em Portsmouth (New Hampshire, nordeste), com a ex-primeira-dama ao seu lado.

"Ela será a candidata presidencial democrata e pretendo fazer tudo o que puder para garantir que ela seja a próxima presidente dos Estados Unidos", acrescentou o septuagenário senador autoproclamado democrata socialista.

O apoio explícito de Sanders a Hillary encerra o longo e disputado processo das primárias democratas, a duas semanas da convenção partidária.

"Ela deve ser nossa próxima presidente", insistiu Sanders, listando uma série de razões pelas quais a ex-secretária de Estado é uma opção melhor que seu rival republicano, Donald Trump, nas eleições presidenciais de novembro.

Citou o apoio de Hillary aos direitos dos homossexuais, seguro universal de saúde e luta contra as mudanças climáticas.

"Não é um segredo que Hillary Clinton e eu discordamos em muitos assuntos. Isso é democracia", disse Sanders.

"Mas estou feliz por anunciar que (...) houve uma importante aproximação entre as duas campanhas e produzimos, de longe, a plataforma mais progressista da história do Partido Democrata", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos