Hillary está pronta para ser próxima comandante-em-chefe, diz Obama

Filadélfia, Estados Unidos, 28 Jul 2016 (AFP) - No mais esperado discurso da noite, no terceiro e penúltimo dia da Convenção Nacional Democrata, o presidente Barack Obama garantiu que a candidata de seu partido à Casa Branca, Hillary Clinton, "respeitada no mundo todo", está "pronta para ser a próxima comandante-em-chefe do país".

Segundo ele, a indicação de Hillary, primeira mulher a concorrer à presidência dos Estados Unidos, rompeu a barreira existente contra as mulheres.

Obama considerou que Hillary Clinton é "a única candidata dessa eleição que acredita no futuro" dos Estados Unidos, classificando a ex-secretária de Estado de "líder com projetos concretos para eliminar as barreiras e romper o preconceito e dar mais oportunidades a cada americano".

Dizendo-se "mais otimista do que nunca sobre o futuro da América", Obama denunciou o profundo pessimismo do Partido Republicano e seu "ressentimento, culpa, raiva e ódio", sentimentos que têm marcado a atual campanha eleitoral. Ele também criticou o candidato do partido rival, o magnata Donald Trump, por não ser "exatamente um cara ligado aos fatos".

A eleição deste ano, completou, é sobre "o significado da nossa democracia".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos