Ali Bongo presta juramento para segundo mandato presidencial no Gabão

Libreville, 27 Set 2016 (AFP) - O presidente do Gabão, Ali Bongo, assumiu nesta terça-feira um segundo mandato presidencial de sete anos em uma cerimônia de juramento realizada quatro dias depois da validação de sua reeleição pela Corte Constitucional.

"Juro consagrar todas as minhas forças ao bem do povo gabonês visando garantir seu bem-estar" e "respeitar e defender a Constituição e o Estado de direito", disse Ali Bongo Ondimaba, de 57 anos, com a mão esquerda apoiada na Constituição e a direita levantada em direção à bandeira de seu país.

Bongo jurou ante a presidente da Corte Constitucional, Marie-Madeleine Mborantsuo, que anteriormente havia lembrado a decisão dos nove juízes constitucionais de validar a eleição de Bongo com 50,66% dos votos (172.990 votos) contra Jean Ping (47,24%, 161.287).

No sábado, Ping voltou a se autoproclamar "presidente claramente eleito" do Gabão, sem se pronunciar sobre a convocação ao diálogo feita por Ali Bongo.

Quatro chefes de Estado africanos, de Mali, Níger, Togo e São Tomé, e os primeiro-ministros de Senegal, Chade, Congo, República Centro-Africana e Marrocos compareceram à cerimônia.

cl-st/jhd.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos