Topo

Calendário eleitoral da França em 2017

27/10/2016 09h54

Paris, 27 Out 2016 (AFP) - Três eleições nacionais serão realizadas entre abril e setembro de 2017 na França: os turnos presidenciais de 23 de abril e 7 de maio, as legislativas um mês depois e as senatoriais em setembro.

As eleições presidenciais serão precedidas por várias primárias, entre elas a dos dois principais partidos políticos: o Partido Os Republicanos (direita) e o Partido Socialista (esquerda, no poder). Outros candidatos não passam pela etapa das primárias, como a presidente da ultra-direitista Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, que já declarou sua candidatura em janeiro.

- Domingo, 20 e 27 de novembro: primárias do Partido Os Republicanos e de seus aliados. Sete candidatos estão em disputa, entre eles o ex-presidente Nicolas Sarkozy e o ex-primeiro-ministro Alain Juppé.

- Domingo, 22 e 29 de janeiro de 2017: primárias do Partido Socialista e de seus aliados. O presidente François Hollande prometeu que passará por esta etapa se decidir optar por um segundo mandato. Divulgará sua decisão em dezembro.

- Semana de 20 de março: publicação da lista oficial de candidatos à presidência.

- Segunda-feira, 10 de abril: início da campanha oficial, até 21 de abril.

- Domingo, 23 de abril: 1o. turno das presidenciais

- Sexta-feira, 28 de abril: publicação da lista de candidato do segundo turno, início da campanha oficial que se prolongará até 5 de maio.

- Domingo, 7 de maio: segundo turno das eleições presidenciais.

- Domingo 11 e 18 de junho: primeiro e segundo turnos das legislativas para designar 566 deputados da Assembleia Nacional. Para a eleição de outros 11 (distritos fora da França), primeiro turno em 4 de junho.

- Domingo, 24 de setembro: eleições para renovar a metade do Senado. Votam apenas os "grandes eleitores" (deputados e representantes regionais).