PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Rebeldes perdem controle do nordeste de Aleppo

Mulher carrega seu filho e uma mala enquanto foge de bairros orientais rebeldes - The Rumaf via AP
Mulher carrega seu filho e uma mala enquanto foge de bairros orientais rebeldes Imagem: The Rumaf via AP

Em Beirute

28/11/2016 06h30

Os rebeldes sírios perderam o controle de todos os bairros ao nordeste de seu reduto de Aleppo, anunciou nesta segunda-feira (28) a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), ao mesmo tempo que o regime avança em sua ofensiva para reconquistar toda a cidade.

O exército capturou nesta segunda-feira os bairros de Sakhur, Haydariya e Sheikh Khodr, ao mesmo tempo que as forças curdas tomaram Sheikh Fares das mãos dos rebeldes, de acordo com a ONG.

As forças curdas não estão oficialmente aliadas nem com Damasco nem com os rebeldes, mas a oposição acusa o grupo de cooperar com o regime sírio para reconquistar a cidade.

"Os rebeldes perderam o controle de todos os bairros do nordeste de Aleppo. Esta é sua pior derrota desde que assumiram o controle de metade da cidade em 2012", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

A imprensa oficial síria informou a captura de Haydariya e Sakhur, ao mesmo tempo que exibia imagens de milhares de civis que fugiram do leste de Aleppo nos últimos dias antes o avanço das tropas leais ao regime sírio.

As Forças Armadas sírias reiniciaram a operação para retomar o leste de Aleppo há quase duas semanas, com a esperança de dar um golpe devastador na oposição.

O jornal "Al-Watan", ligado ao governo, indicou que o exército avança rapidamente.

De acordo com a publicação, a próxima etapa da operação seria "dividir a zona restante em distritos de segurança que podem ser facilmente controlados e capturá-los sucessivamente".

O avanço "levará os homens armados a entregar-se (...) ou a aceitar a reconciliação nacional sob os termos do Estado sírio", afirma o jornal.

Internacional