Hezbollah utiliza veículos militares americanos entregues ao Líbano

Tel Aviv, 22 dez 2016 (AFP) - Veículos de transporte de tropas entregues pelos Estados Unidos ao Exército libanês na Síria estão sendo utilizados pelo movimento xiita Hezbollah, afirmou nesta quarta-feira uma fonte militar israelense.

Israel "reconheceu veículos APC (Armoured Personnel Carrier) como os que foram entregues pelos Estados Unidos ao Líbano" em poder do Hezbollah, declarou a fonte militar, que pediu para não ser identificada.

O Estado hebreu comunicou estas informações aos Estados Unidos "há algumas semanas", disse o militar, sem precisar o número de veículos.

Washington negou nesta quarta-feira que os blindados exibidos pelo Hezbollah durante um desfile na Síria sejam do equipamento militar americano entregue ao Exército libanês.

Em 2006, uma guerra entre Israel e o Hezbollah libanês deixou mais de 1.200 mortos no Líbano, a maioria civis, assim como 160 israelenses, a maior parte soldados.

A partir de 2013, o Hezbollah enviou milhares de combatentes à Síria para ajudar o regime de Bashar al-Assad.

O movimento perdeu 1.387 combatentes desde o início da intervenção, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Os veículos foram provavelmente entregues pelo Exército libanês ao Hezbollah com base em um "acordo", segundo a fonte militar israelense.

Em 2014, o Líbano foi o quinto maior receptor de ajuda militar americana, segundo a embaixada dos Estados Unidos em Beirute.

O Hezbollah, classificado na lista americana de organizações "terroristas", é considerado inimigo por Israel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos