Topo

Alemanha prende dois suspeitos de preparar ataque a shopping

23/12/2016 01h29

Berlim, 23 dez 2016 (AFP) - Dois homens suspeitos de preparar um atentado contra um shopping em Oberhausen, no oeste da Alemanha, foram detidos pela polícia, informaram as autoridades na madrugada desta sexta-feira.

Os suspeitos são dois irmãos, de 28 e 31 anos, originários do Kosovo, revelou um oficial da polícia, três dias após o ataque com um caminhão que matou 12 pessoas em uma feira de Natal em Berlim, reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Os investigadores tentam no momento avaliar o grau de preparação do ataque ao shopping e se há mais envolvidos no plano, informou um oficial da polícia de Essen.

Alertada pelos serviços de Inteligência, a polícia enviou equipes para a área do shopping em questão e para uma feira de Natal próxima na noite de quinta-feira, segundo o mesmo oficial.

O shopping visado, o Centro, é um dos maiores da Alemanha, com mais de 250 lojas e muito concorrido no Natal.

O Centro foi construído no local da antiga siderúrgica de Oberhausen, uma cidade próxima a Essen, na antiga região industrial do Ruhr.

Na noite de segunda-feira, um caminhão dirigido por um tunisiano de 24 anos atropelou dezenas de pessoas em uma feira de Natal em Berlim, deixando 12 mortos de cerca de 50 feridos, no pior ataque na Alemanha reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.