Topo

Confira os principais acontecimentos no mundo em 2016

30/12/2016 13h48

Paris, 30 dez 2016 (AFP) - Da vitória de Donald Trump nos Estados Unidos ao martírio da cidade síria de Aleppo, passando pelo impeachment de Dilma Rousseff e pela morte de Fidel Castro, estes são os principais acontecimentos de 2016:

- Janeiro -- 3 jan: ARÁBIA/IRÃ - A Arábia Saudita rompe relações diplomáticas com o Irã depois do ataque contra sua embaixada em Teerã por manifestantes que protestavam contra a execução em Riad de um dirigente religioso xiita.

- 8 jan: MÉXICO - O narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán é detido seis meses depois de uma fuga espetacular.

- 10 jan: MÚSICA - Morre David Bowie.

- 14 jan: GUATEMALA - O comediante Jimmy Morales assume como presidente da Guatemala.

- 15 jan: BURKINA - Trinta pessoas, em sua maioria ocidentais, morrem em Uagadugu, em um ataque reivindicado pela Al-Qaeda do Magreb Islâmico (AQMI).

- 16 jan: IRÃ - Entra em vigor o acordo nuclear alcançado em 2015 entre o Irã e as grandes potências (P5+1). O texto prevê a suspensão progressiva das sanções impostas ao Irã em troca de limitar seu programa nuclear para fins civis e pacíficos.

- 16 jan: TAIWAN - A opositora Tsai Ing-wen se torna a primeira mulher presidente da ilha, infligindo uma grande derrota ao partido Kuomintang, artífice da aproximação com Pequim.

- Fevereiro -- 11 fev: CIÊNCIAS - Anunciam a primeira detecção direta de ondas gravitacionais, um fenômeno que havia sido previsto por Albert Einstein em 1915.

- 12 fev: VATICANO - O papa Francisco se reúne em Cuba com a principal figura do mundo ortodoxo, o patriarca de Moscou, Kirill, quase um milênio depois do cisma entre cristãos do Oriente e do Ocidente. No fim de outubro, participa do lançamento do 500º aniversário da reforma luterana.

- Março -- 13 mar: COSTA DO MARFIM - Dezenove pessoas morrem em um atentado reivindicado pela AQMI contra um balneário perto de Abidjan.

- 15 mar: CIÊNCIAS - Um programa de informática do Google derrota o campeão mundial de AlphaGo.

- 18 mar: TURQUIA/UE - União Europeia e Turquia concluem um polêmico acordo para deter o fluxo de migrantes à Europa, através das ilhas gregas no mar Egeu.

- 20-22 mar: CUBA/EUA - Barack Obama se torna o primeiro presidente americano em exercício a pisar em solo cubano desde a Revolução Castrista de 1959.

- 22 mar: BÉLGICA - Reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI), atentados coordenados deixam 32 mortos no aeroporto e no metrô de Bruxelas.

- 27 mar: PAQUISTÃO - Atentado em Lahore lançado no momento em que os cristãos celebravam a Páscoa deixa 75 mortos.

- 27 mar: SÍRIA - Apoiadas pela Rússia e pelo Hezbollah libanês, as forças do governo recuperam a cidade de Palmira das mãos do Estado Islâmico. A cidade é considerada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

- 30 mar: MIANMAR - O partido de Aung San Suu Kyi, Prêmio Nobel da Paz e vencedora das eleições de novembro passado de 2015, assume as rédeas do país.

- 30 mar: LÍBIA - Dividida em lutas internas desde a queda de Muanmar Kadhafi em 2011, a Líbia se dota de um governo de união nacional baseado em Trípoli, mas impugnado pelas autoridades locais do leste. No início de dezembro, o EI perde seu reduto líbio de Sirte.

- Abril -- 3 abr: PANAMA PAPERS - Um consórcio internacional de jornalistas investigativos revela 11,5 milhões de documentos de um escritório de advocacia do Panamá, os chamados "Panama Papers", que denunciam uma ampla rede de evasão fiscal.

- 16 abr: EQUADOR - Um terremoto de 7,8 graus deixa mais de 670 mortos e 6.300 feridos.

- Maio -- 9 maio: FILIPINAS - O populista Rodrigo Duterte ganha as eleições, com uma campanha em que prometeu matar milhares de criminosos para combater e acabar com o tráfico de drogas.

- 21 maio: AFEGANISTÃO - O chefe dos talibãs afegãos, mulá Akhtar Mansur, morre em um ataque de "drone" americano no Paquistão.

- 27 maio: JAPÃO/EUA - Barack Obama defende um mundo sem armas nucleares em uma visita histórica a Hiroshima.

- Junho -- 4 jun: BOXE - Morre Muhammad Ali, lenda americana do boxe e tricampeão dos pesos-pesados.

- 12 jun: EUA - Morrem 49 pessoas no ataque a uma boate em Orlando cometido por um americano de origem afegã, identificado como Omar Mateen. O agressor declarou apoio ao Estado Islâmico.

- 23 jun: REINO UNIDO - Com 51,9% dos votos, os britânicos se pronunciam pela saída da União Europeia - o Brexit -, obrigando o primeiro-ministro David Cameron a renunciar. Em julho, Theresa May assume o cargo.

- 28 jun: TURQUIA - Triplo atentado suicida deixa 47 mortos no aeroporto internacional de Istambul. O ataque foi atribuído aos rebeldes curdos, ou ao EI.

- Julho -- 3 jul: IRAQUE - Um atentado suicida reivindicado pelo EI em um bairro comercial de Bagdá deixa 300 mortos.

- 8-11 jul: SUDÃO DO SUL - Mais de 300 mortos em combate na região de Juba, entre tropas do presidente Salva Kiir e partidários de Riek Machar, agora exilado.

- 14 jul: FRANÇA - Um caminhão dirigido por um tunisiano radicalizado atropela a multidão, em meio às comemorações da festa nacional francesa em Nice, matando 86 pessoas. O EI assume a autoria do ataque.

- 15 jul: TURQUIA - Uma sangrenta tentativa de golpe, atribuída pelo governo turco ao pregador radicado no Estados Unidos Fethullah Gulen, conduz a uma dura onda de repressão, com a detenção de mais de 37.000 pessoas e 100.000 demissões.

- 23 jul: AFEGANISTÃO - Duplo atentado suicida contra uma manifestação da minoria Hazara predominantemente xiita deixa 85 mortos em Cabul. O Estado Islâmico assumiu o ataque.

- 26 jul: AERONÁUTICA - Lançado exclusivamente por energia solar, o avião Solar Impulse 2 (SI2) completa uma missão de volta ao mundo com sucesso.

- Agosto -- 5 ago: BRASIL/JO - Começam os Jogos Olímpicos do Rio, acontecendo na América Latina pela primeira vez na história.

- 9 ago: RÚSSIA/TURQUIA/SÍRIA - O presidente russo, Vladimir Putin, reúne-se com seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, após nove meses de crise provocada pela destruição de um avião russo sobre a fronteira entre Turquia e Síria. Ancara oferece apoio aos rebeldes que tentam depor o presidente Bashar al-Assad, aliado de Moscou.

- 24 ago: SÍRIA/TURQUIA - Ofensiva turca na Síria contra as milícias curdas e os extremistas islâmicos do EI.

- 24 ago: ITÁLIA - Um terremoto no centro da Itália deixa 300 mortos. Vários povoados são arrasados.

- 31 ago: BRASIL - Dilma Rousseff deixa a presidência, no desfecho de um processo de impeachment e de uma série de escândalos de corrupção, pondo fim aos 13 anos de governo petista. Michel Temer (PMDB-SP) assume como presidente.

- Setembro -- 1º set: VENEZUELA - Centenas de milhares de simpatizantes da oposição se manifestam em Caracas a favor de um referendo revogatório contra Nicolás Maduro, em meio a uma grave crise política e econômica no país.

- 4 set: VATICANO - Canonização da Madre Teresa de Calcutá.

- 9 set: COREIA DO NORTE - O regime afirma ter realizado com êxito seu quinto teste nuclear - o mais potente até o momento, segundo Seul.

- 28 set: ISRAEL - Morre Shimon Peres, ex-presidente israelense e Prêmio Nobel da Paz.

- 30 set: ESPAÇO - A sonda Rosetta atinge deliberadamente o cometa 67P, pondo fim a mais de 12 anos de odisseia espacial europeia.

- Outubro -- 4 out: HAITI - O furacão Matthew deixa mais de 540 mortos no Haiti. A região sudoeste do país fica devastada.

- 8 out: IÊMEN - Bombardeios da coalizão dirigida pela Arábia Saudita contra os rebeldes xiitas huthis deixam 140 mortos durante uma cerimônia fúnebre em Sanaa.

- 13 out: ONU - O português Antônio Guterres é nomeado secretário-geral da ONU.

- 13 out: NOBEL - Bob Dylan recebe o Nobel de Literatura.

- 17 out: IRAQUE - As forças iraquianas lançam uma ofensiva para reconquistar Mossul, último reduto importante do EI no Iraque. Mais de 80.000 civis fogem dos combates.

- 19 out: ESPAÇO - Europa consegue colocar a sonda TGO na órbita de Marte, mas o módulo de aterrissagem Schiaparelli se fragmenta no Planeta Vermelho.

- 24 out: FRANÇA - As autoridades evacuam a "selva" de Calais, acampamento onde milhares de migrantes viviam em condições precárias no norte do país.

- Novembro -- 4 nov: TURQUIA: Dez deputados do Partido Democrático dos Povos (HDP, pró-curdo), entre eles o líder Selahattin Demirtas e sua copresidente, são detidos em meio a uma investigação "antiterrorista".

- 8 nov: EUA - O bilionário republicano Donald Trump ganha a eleição presidencial contra a democrata Hillary Clinton.

- 15 nov: SÍRIA - Com a ajuda de aliados, o governo sírio lança uma devastadora ofensiva para reconquistar a totalidade de Aleppo, no norte do país. A guerra já deixou mais de 300.000 mortos desde março de 2011.

- 24 nov: COLÔMBIA - O presidente Juan Manuel Santos, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2016, e o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londoño, assinam um acordo de paz para pôr fim a mais de meio século de conflito. Rejeitado em um plebiscito, o texto original foi revisto para incluir propostas da oposição.

- 25 nov: CUBA - O líder cubano Fidel Castro morre aos 90 anos.

- 29 nov: UCRÂNIA - Um gigantesco arco de aço é colocado sobre o local da central nuclear de Chernobyl para evitar uma maior contaminação ambiental.

- Dezembro -- 1º dez: TAILÂNDIA - Maha Vajiralongkorn é proclamado rei após a morte de seu pai, Bhumibol Adulyadej, em outubro. O soberano reinou por 70 anos.

- 4 dez: ITÁLIA - Em um referendo, os italianos rejeitam claramente a reforma constitucional proposta pelo primeiro-ministro Matteo Renzi, que renuncia ao cargo e é substituído por Paolo Gentiloni.

- 4 dez: ÁUSTRIA - O ecologista liberal Alexander Van der Bellen derrota o candidato de extrema direita Norbert Hofer na eleição presidencial.

- 9 dez: COREIA DO SUL - O Parlamento destitui a presidente Park Geun-Hye, envolvida em um escândalo de corrupção.

- 13 dez: SÍRIA - Com apoio russo, as forças do governo sírio assumem o controle de Aleppo, terceira cidade do país e importante reduto dos rebeldes.

- 16 dez: EUA - Casa Branca acusa o presidente russo, Vladimir Putin, de estar por trás dos ataques informáticos que interferiram nas eleições americanas e prometeu represálias.

- 19 dez: ALEMANHA: um caminhão é lançado contra uma feira natalina no centro de Berlim, matando 12 pessoas e ferido dezenas. O suspeito do ataque é morto dias depois na Itália.

- 19 dez: TURQUIA: Um policial turco à paisana assassinou o embaixador russo na Turquia, aos gritos de "Aleppo" e "Allahu Akbar" (Alá é Grande).

- 21 dez: MÉXICO: A explosão em um mercado especializado em fogos de artifício na comunidade de Tulpetec, no subúrbio da Cidade do México, matou 31 pessoas e deixou 72 feridos.

- 22 dez: ITÁLIA: A polícia italiana mata o suposto autor do ataque a uma feira de Natal em Berlim em Milão (norte da Itália), dando fim a uma caçada de quatro dias na Europa.

- 25 dez: RÚSSIA: Um avião militar russo cai no Mar Negro com 92 pessoas a bordo, incluindo cerca de sessenta membros do coro do Exército Vermelho .

- 27 dez: JAPÃO: O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, faz histórica visita a Pearl Harbor, palco há 75 anos de um ataque que abalou a América.

- 29 dez: SÍRIA: O presidente russo, Vladimir Putin, anuncia a assinatura de um acordo de cessar-fogo entre os rebeldes armados e o governo sírio.

- 29: EUA/RÚSSIA: Barack Obama anuncia sanções contra a Rússia por suposta ingerência nas eleições dos Estados Unidos mediante ataques cibernéticos.